casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que pode causar borbulhamento sanguíneo nas pernas?

Coágulo sanguíneo

A causa mais predominante de borbulhar vasos sanguíneos nas pernas seria um coágulo de sangue, que é uma trombose venosa profunda, ou TVP, nas veias localizadas ao longo das pernas, coxas e pélvis. O que acontece é que o coágulo de sangue acaba criando um bloqueio ou obstrução na circulação do sangue. Esse bloqueio ou obstrução inevitavelmente causará um estreitamento nas veias, levando a um gorgolejar dentro da área à medida que o sangue passa em direção ao coração. À medida que o tempo passa, você pode começar a sentir um certo nível de dor ou inchaço na perna afetada.

Formação de coágulo

Enquanto um coágulo de sangue pode causar borbulhar nos vasos sanguíneos, o próprio coágulo raramente se forma sem algum razão ou outra. Muitas vezes, será devido a algum tipo de dano aos vasos sangüíneos causado por períodos prolongados de repouso ou repouso na cama, um procedimento cirúrgico recente, um trauma em um osso da perna, coxas ou mesmo quadril, terapia de reposição hormonal, uso de contraceptivos orais, obesidade, problemas cardíacos ou até mesmo o nascimento da criança. As razões para os danos aos vasos sangüíneos que provocam o coágulo variam de pessoa para pessoa, mas a maioria das pessoas sofrerá com alguns dos mesmos sintomas que podem indicar que o problema está presente.

Sintomas

Mais Pessoas que lidam com um coágulo sanguíneo que está causando um "gorgolejo" com o vaso sanguíneo normalmente experimentam algum nível de dor ou inchaço, como já mencionado, mas também podem começar a sofrer outros sintomas da doença. Isso incluiria uma certa quantidade de descoloração na pele da perna, variando de vermelho para azul e branco. Você também pode experimentar uma mudança de temperatura na própria perna, onde a área pode estar mais quente ao toque do que outras áreas do corpo. Você pode até começar a sofrer de cãibras nas pernas e uma mudança na amplitude de movimento, pois poderá notar alguma dificuldade em dobrar o pé da perna afetada. Todos esses sintomas são um resultado direto na mudança do fluxo sangüíneo, especialmente de uma condição mais persistente.

Outras questões

Se não for tratado, o coágulo sanguíneo pode, de acordo com a Mayo Clinic, eventualmente quebrar fora da área de formação e viajar para outras áreas do corpo. Uma vez que um coágulo de sangue se move para o coração, isso pode levar a pessoa a sofrer um ataque cardíaco. No caso dos pulmões ou do cérebro, um coágulo de sangue viajando para essas áreas do corpo pode resultar em uma embolia pulmonar ou um derrame, respectivamente. Se você está sofrendo de um ou mais dos sintomas descritos acima, entre em contato com o seu médico para um check-up. A forma mais eficaz de tratamento será a detecção precoce.