Ser diagnosticado com um cólon tortuoso pode fazer com que alguns fiquem histéricos, principalmente devido ao nome ameaçador. No entanto, apesar de seu nome, um cólon tortuoso não é tão assustador quanto parece. Raramente é uma condição grave e os sintomas normalmente podem ser tratados apenas com mudanças na dieta.
Fatos
Um cólon tortuoso não é chamado devido à dor que inflige. Nesse caso, tortuoso significa simplesmente "ter curvas e reviravoltas". Embora essa seja uma descrição adequada para todos os intestinos, um cólon tortuoso, às vezes conhecido como cólon redundante, significa simplesmente que o cólon é mais longo que o normal. Ela só se torna um problema sério quando o cólon alongado faz um loop excessivo e se torna severamente torcido, possivelmente levando a bloqueios intestinais.
Alguns indivíduos nascem com um cólon tortuoso. Em outros, a condição se desenvolve com o tempo devido à dieta inadequada. Se uma pessoa não consome fibras suficientes, as fezes podem ficar difíceis e difíceis de passar. Isso pode levar a constipação grave. O esforço subsequente e a lenta passagem das fezes através do trato digestivo podem, eventualmente, prolongar o cólon, tornando-o literalmente tortuoso.
Sintomas
Os sintomas de um cólon tortuoso são semelhantes aos da síndrome do intestino irritável e de outras doenças gastrintestinais. problemas. Eles normalmente incluem cólicas, inchaço, gases excessivos e evacuações irregulares. Em alguns casos, erupções cutâneas podem se desenvolver devido a resíduos e toxinas que não passam pelo cólon com rapidez suficiente.
Identificação
Uma colonoscopia é frequentemente necessária para diagnosticar corretamente um cólon tortuoso. Em uma colonoscopia, o médico insere uma câmera fina e flexível, chamada colonoscópio, no reto do paciente para examinar o interior do intestino grosso em busca de úlceras, tumores, pólipos, sangramento ou inflamação. O teste também revelará se o próprio cólon é tortuoso. Se o cólon tortuoso é muito torcido, pode proibir o médico de obter o colonoscópio através de todo o cólon, limitando a eficácia do procedimento.
O melhor tratamento para um cólon tortuoso é reduzir o estresse no cólon. Isso pode ser feito introduzindo mais fibras na dieta. Coma muitas frutas e legumes frescos. Também é importante beber quantidades generosas de água. A combinação do aumento da fibra e da água produzirá fezes mais suaves e facilitará muito a eliminação de resíduos. Se a dieta melhorada não aliviar os sintomas, laxantes podem ser prescritos para ajudar nos movimentos intestinais.
Conceitos errados
Apesar dos medos errôneos em contrário, um cólon tortuoso não leva ao câncer, nem a torturar. cólon predispõe alguém a desenvolver câncer.