A cor dos olhos não muda com o humor. O que muda é a forma como a luz reflete a íris, criando a impressão de que a cor do olho mudou. Para entender esses fenômenos, observe os fatores que contribuem para a cor dos olhos e afetam a qualidade da luz refletida.
Composição da íris
A íris está localizada entre a córnea e a lente do olho. É composto pelas camadas endotelial, estroma e epitelial. A íris também é dividida em compartimentos anterior e posterior. O compartimento anterior está contra a córnea e o compartimento posterior está contra o cristalino. A cor dos olhos é determinada pela quantidade de pigmento presente na íris. Os pigmentos melanina e lipocromo são os principais contribuintes para a cor dos olhos. A melanina produz efeitos pretos e marrons, e o lipocromo produz efeitos amarelados.
Como o olho reflete a luz
A luz parece branca, mas na verdade é composta de bandas de cor no espectro ultravioleta. Bandas de luz ultravioleta variam em comprimento, com luz vermelha produzindo as faixas mais longas e luz azul produzindo as faixas mais curtas. Quando a luz atinge a íris, a concentração de pigmentos determina a aparência da cor dos olhos. Quando altas concentrações de melanina estão presentes, a íris absorve a luz e os olhos parecem ser marrons ou pretos. Se altos níveis de lipocromo estiverem presentes, a íris absorve algumas das bandas mais longas de luz, enquanto as faixas mais curtas refletem o pigmento mais claro e os olhos parecem verdes ou avelã. Baixos níveis de lipocromo e melanina fazem com que quase todas as bandas sejam absorvidas pelo epitélio, permitindo que apenas a luz azul reflita. Como resultado, os olhos parecem azuis ou cinza. Uma falta absoluta de pigmento revela os vasos sanguíneos dentro da íris, fazendo com que o olho pareça rosa.
Vários fatores determinam como o olho reflete a luz, incluindo se a luz é natural ou artificial, hora do dia, condições atmosféricas, "clothing and eye makeup.", 3, [[Os músculos dentro do olho e os músculos da expressão facial também são fatores.
Os alunos
A íris é composta de bandas flexíveis que se expandem e se contraem para ajustar a quantidade de luz que atinge a retina. Enquanto a luz afeta a retina, o humor também afeta a contração retiniana. Sob estresse, a retina se contrai, tornando a pupila menor e revelando mais da íris à luz. Em olhos mais claros, ou olhos que refletem mais luz, isso pode fazer com que os olhos pareçam mudar de cor.
Os Músculos Faciais
O rosto constantemente faz expressões voluntárias e involuntárias. Durante as mudanças de humor, os músculos ao redor do olho se contraem ou relaxam, o que muda a forma da abertura do olho. Embora algumas dessas alterações sejam muito pequenas, até mesmo pequenas alterações afetam a quantidade e o ângulo da luz que atinge o olho. Esses pequenos efeitos alteram a maneira como a luz é refletida e, em alguns casos, os olhos parecem mudar de cor.
Mudança de cor real
É possível que a cor dos olhos mude com o tempo. Muitos bebês caucasianos nascem com a cor dos olhos "neutros". Com o tempo, a exposição à luz ativa os pigmentos dentro do olho, fazendo com que os olhos escurifiquem. É por isso que muitas pessoas têm olhos azuis como bebês ou crianças pequenas, mas olhos mais escuros quando são mais velhos. Mudanças oculares temporárias e instantâneas, no entanto, são geralmente uma ilusão de ótica, diretamente relacionada à reflexão da luz.