A má circulação sanguínea, especialmente nos joelhos, é um problema comum entre os idosos, principalmente porque leva muito tempo para se desenvolver. Tal como acontece com a maioria dos problemas de circulação do sangue, a causa mais comum de má circulação do joelho é o acúmulo de depósitos de gordura que resultam no desenvolvimento de placas nas artérias. Isso leva à redução do fluxo sangüíneo que pode afetar todas as áreas do corpo.
Mais O2, por favor,
A má circulação sanguínea pode indicar outro problema de saúde. Isso poderia significar que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente em geral. Se o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente, a função cerebral pode ser afetada. Se o coração não está recebendo um fluxo adequado de sangue, isso pode resultar em dor no peito e pressão alta. Pessoas com má circulação sanguínea podem ter dificuldade em caminhar mesmo em curtas distâncias sem dor no peito e falta de ar. Falta de oxigênio pode afetar até mesmo o fígado e os rins.
Uma vida saudável
Uma das principais causas para a má circulação do joelho é a dieta. Se as pessoas consomem dietas ricas em gordura, elas correm o risco de desenvolver problemas de circulação. O exercício também é importante. As pessoas que se exercitam regularmente - pelo menos algumas vezes por semana - correm menos risco de desenvolver problemas de circulação, porque o exercício ajuda a evitar o acúmulo de placas nas artérias. Fumar pode levar a problemas de circulação também. Ter um estilo de vida saudável vai longe na prevenção de problemas de circulação em qualquer área do corpo, especialmente nos joelhos.
Doença Arterial Periférica (DAP)
A má circulação sanguínea em qualquer parte do corpo pode ser um sintoma de um problema de saúde muito mais sério. Nos joelhos, pernas e pés, pode ser um sintoma da doença arterial periférica (DAP), um bloqueio parcial ou total da circulação nas pernas e nos pés. Os fatores de risco para DAP incluem pressão alta, tabagismo, colesterol sangüíneo anormal, diabetes, idade avançada e sedentarismo. Os homens mais velhos são especialmente suscetíveis ao DAP.
Home remédios e exercícios físicos Muitos pacientes relatam alívio da má circulação do joelho usando soluções naturais e fazendo exercícios que focalizam as áreas afetadas. Alecrim e gingko, que estão disponíveis tanto em forma de pílula e como chás de ervas, são duas ervas mais conhecidas para o tratamento de problemas de circulação. Exercícios que esticam os músculos ao redor do joelho também são uma boa ideia. Sempre consulte um médico antes de tomar suplementos ou iniciar um programa de exercícios.
Prevenção
A má circulação sanguínea é evitável. Se isso ocorrer, existem tratamentos eficazes para isso. O tratamento mais comum é simples: colocar a placa do acúmulo sob controle, mudando a dieta e fazendo mais exercícios. Os diabéticos devem manter o açúcar no sangue sob controle. Existem também alguns medicamentos altamente eficazes, e a cirurgia vascular pode corrigir problemas arteriais específicos.