casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quantas vezes você deve tomar uma injeção de pneumonia?

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões. Sua causa pode ser uma infecção bacteriana, vírus, fungos, parasitas ou uma lesão química ou física nos pulmões. De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), há meio milhão de casos de pneumonia a cada ano e 50.000 pessoas morrem. Cinqüenta por cento dessas mortes são pessoas com 65 anos ou mais e que poderiam ter sido prevenidas com a vacina contra pneumonia.

Quem deve pegar a vacina?

É melhor fazer a injeção antes dos 65 anos, já que os efeitos são maiores quanto mais jovens você é. No entanto, se você não foi vacinado e tem 65 anos ou mais, deve tomar a vacina, mesmo que já tenha tido pneumonia. Se você não tem certeza se teve a chance, ainda é seguro comprar uma. Crianças com 2 anos de idade ou mais que tenham problemas de saúde de longo prazo, como doenças cardíacas ou diabetes, ou que apresentem uma condição que diminua a resistência do corpo à infecção (como insuficiência renal, leucemia ou radiação) também precisam ser atingidas. Certas populações indígenas americanas e do Alasca também são recomendadas para receber a vacina.

Com que freqüência eu preciso da vacina?

O CDC diz que não está claro por quanto tempo a vacina dura. Pacientes mais jovens que recebem um tiro de pneumonia são freqüentemente aconselhados a tomar uma segunda dose cinco ou 10 anos depois, mas existe a preocupação de que as doses subseqüentes não ofereçam tanta imunidade. Se você tem 65 anos ou mais, precisará de apenas um tiro. Para aqueles que são mais jovens, você pode precisar de um reforço. Consulte o seu médico para ter certeza.

Proteja-se

O tiro de pneumonia não previne todos os tipos de pneumonia, mas é eficaz na proteção das pessoas contra as doenças pneumocócicas mais agressivas. O especialista em doenças infecciosas Dr. Pierce Gardner diz que o risco de contrair pneumonia aumenta significativamente por volta dos 50 anos. Como resultado, ele prefere que a idade recomendada para a vacina contra pneumonia tenha mudado de 65 para 50. Essa recomendação ainda está sendo revisada pela CDC