HIV e mono são ambos vírus que apresentam sintomas semelhantes nos estágios iniciais. Eles são contraídos de maneiras diferentes e têm efeitos muito diferentes a longo prazo no corpo. O HIV é uma doença crônica e não tem cura, enquanto o mono geralmente segue seu curso e deixa o corpo ao longo de várias semanas.
HIV Visão geral
HIV, ou vírus da imunodeficiência humana, é transportado e transmitido através de sangue, leite materno, sêmen e fluidos vaginais. Pode existir no corpo por anos antes que qualquer sintoma seja experimentado; portanto, muitos portadores do vírus não sabem que estão infectados. O HIV é uma condição crônica que enfraquece o sistema imunológico e torna o corpo suscetível a outras infecções ou doenças se não for tratado adequadamente. Aqueles que não têm acesso a medicamentos antirretrovirais que combatem o HIV acabarão por ver o HIV piorar em plena AIDS, o que pode ser fatal sem o tratamento adequado com anti-retrovirais e outros medicamentos. Não há cura para o HIV, mas ele pode ser mantido como uma condição crônica, mas administrável, quando a combinação certa de medicamentos.
HIV Sintomas
Não pode haver ou apenas sintomas menores no início fases do HIV. Esses sintomas incluem dor de cabeça, dor de garganta, glândulas inchadas, erupções no corpo e febre. Os sintomas do HIV nesta fase são semelhantes aos mono e à maioria dos outros vírus comuns. À medida que o HIV progride e compromete seriamente o sistema imunológico, os sintomas incluem perda de peso, diarréia, tosse crônica e sintomas anteriores em formas mais graves. Não é até que o vírus progrida para AIDS que os sintomas mais graves de suores noturnos, infecções oportunistas e lesões estão presentes.
Mono Visão geral
Mono ou mononucleose, é uma manifestação do vírus Epstein-Barr . É transmitido através da saliva e pode ser contraído através de beijos, ingestão de resíduos de tosse ou espirro de uma pessoa infectada e partilha de talheres e bebidas com pessoas infectadas. Mono não é considerado uma condição séria, mas exige muito descanso e baixo nível de atividade por um período de semanas para se recuperar completamente. Uma amostra de sangue é usada para diagnosticar positivamente o mono. Não há medicação que possa ser tomada para curar mono, pois é um vírus; no entanto, a doença seguirá seu curso durante um período de quatro a oito semanas, com uma quantidade adequada de repouso e líquidos.
Sintomas Mono
Os sintomas do mono-reflexo precoce dos sintomas do HIV. Estes sintomas incluem glândulas inchadas, dor de cabeça, erupções no corpo e febre. Além disso, as pessoas com mono sentirão fadiga, fraqueza geral, perda de apetite e inchaço do baço. O inchaço do baço é um sintoma grave, e aqueles que incorrem nesse inchaço precisam evitar a atividade física para evitar a ruptura do baço. HIV ou Mono
HIV e mono-sintomas são muito semelhantes quando o HIV ainda é em seus estágios iniciais. Quando uma pessoa tem sintomas de mono ou qualquer outro vírus semelhante, alguns temem que seus sintomas possam ser indicativos de HIV. Se você está preocupado que seus sintomas podem ser HIV em vez de mono ou alguma outra doença menor, vá à sua clínica para um teste de HIV. Você quase não corre o risco de contrair o HIV se não fez sexo desprotegido ou compartilhou agulhas com outra pessoa. No entanto, um teste de HIV é fácil de completar para aliviar os medos e garantir que você chegue rapidamente a um diagnóstico adequado.