O ciclo menstrual é dividido em várias fases. O primeiro dia do ciclo menstrual começa com a menstruação. Em seguida, ocorre a fase folicular. A ovulação acontece antes da fase final, chamada de fase lútea. Durante o ciclo menstrual, a pressão arterial pode variar ligeiramente. Estas variações na pressão arterial geralmente não são significativas.
Menstruação
De acordo com um estudo publicado no site do Instituto Nacional de Saúde, a pressão arterial é maior logo no início da menstruação. No entanto, perto do final do ciclo, os números da pressão arterial caem mais.
Fase Folicular
Segundo o estudo mencionado acima, a pressão arterial foi maior durante a fase folicular do que durante a fase lútea.
Ovulação
Alguns pequenos estudos indicaram que a pressão sangüínea de uma mulher aumenta levemente durante a ovulação. Hormônios liberados durante este tempo podem ser os culpados pelos aumentos.
Fase Luteal
A fase lútea é o período de tempo após a ovulação. Durante este tempo, a pressão arterial pode ser ligeiramente superior ao normal, de acordo com alguns estudos.
Razões para a pressão arterial flutuante. Os hormônios são possivelmente a causa das variações da pressão arterial durante o ciclo menstrual. Especificamente, a progesterona pode elevar levemente a pressão arterial.