Quando você vem à praia após o primeiro cruzeiro, seus amigos podem perguntar por que você está "andando de um jeito engraçado". Você pode experimentar momentos em que seu pé não bate no chão - ou onde o chão deveria estar - como se você tivesse perdido um degrau na escada. Você pode até sentir-se enjoado porque as coisas "simplesmente não se movem corretamente". Marinheiros profissionais de longa data chamam esta doença terrestre; para um cruzador pela primeira vez, é irritante, mas se for tratado como enjôo, é possível sobreviver. Quando um passageiro de navio de cruzeiro chega a terra depois de uma semana no mar, o corpo do passageiro ajustou-se a essa discrepância de percepção. Quando os passageiros "atropelam a doca", esse ajuste se torna uma desvantagem, porque o mundo não se move mais no caminho ao qual o corpo se acostumou.
Percepção visual
Por muitos anos, os marinheiros têm disse aos passageiros enjoados que subissem ao convés e observassem o horizonte, acreditando que a vertigem de estar a bordo de um navio era o resultado de uma perturbação do mecanismo de equilíbrio do corpo no ouvido interno. Enquanto a bordo de um navio em movimento, seu corpo sente movimento que não corresponde à percepção de seus olhos, resultando em enjôo. Um estudo de JT Reason no Jornal da Royal Society of Medicine acrescenta credibilidade a essa teoria.
Dormir ou Exercitar
Muitos dos que passam meses no mar juram pela calistenia como uma cura para alguns dos sintomas mais problemáticos de desconforto pós-cruzeiro, como vertigem, acreditando que "agitando as coisas" no corpo irá acelerar o processo de adaptação à mudança em seu mundo. Outros podem dormir por 18 ou 20 horas na crença de que o descanso permitirá que os mecanismos de equilíbrio do corpo sejam "redefinidos" antes de retornar à vida em terra.
Visitando seu médico pode fornecer algum alívio. Você pode considerar fazer uma consulta médica pós-cruzeiro como parte de seus planos anteriores à partida. Seu médico pode ser capaz de oferecer algum alívio na forma de um medicamento de prescrição. Se você tiver que chegar ao local quando retornar, uma visita pré-planejada ao médico no dia seguinte ao desembarque poderá aliviar o desconforto sem interromper sua programação.
Home remédios
Outros remédios caseiros para a vertigem e " doença terrestre "são aqueles usados para o enjôo do mar. O gengibre é usado há séculos para combater o enjôo e a vertigem associada ao retorno do mar. Ginger ale não contém gengibre suficiente para ter um efeito, mas gengibre fresco ou cristalizado é freqüentemente usado. Bandas de pulso de acupressão usadas para enjôo podem ter alguma eficácia para aliviar a vertigem pós-cruzeiro também.
A única cura certa é a passagem do tempo. A resposta de cada indivíduo ao retorno à costa é diferente. Se o seu cruzeiro durou 10 dias ou menos - a maioria faz - você provavelmente perderá o rolo salgado em sua caminhada e a vertigem resultante da mudança na percepção do mundo do seu corpo em poucos dias. Se a sua doença da terra persistir por mais tempo do que isso, consulte seu médico para obter ajuda.