Um átrio esquerdo aumentado significa que a câmara superior esquerda do coração está trabalhando mais do que deveria, fazendo com que fique maior que o normal. O aumento pode ser devido à pressão alta, uma válvula cardíaca defeituosa, envelhecimento ou obesidade. No processo, o átrio se espessa para bombear com mais força. Sem tratamento, pode causar sérias complicações.
Causas
Qualquer fator que contribua para a hipertensão arterial sobrecarrega o coração e pode ampliar o átrio esquerdo. Estes incluem envelhecimento, hipertensão arterial, obesidade e doenças como cardiomiopatia ou um espessamento da aorta, que é a grande artéria que sai do coração.
Uma causa comum de aumento do átrio esquerdo é uma válvula mitral defeituosa. Se a válvula não fechar corretamente, o átrio esquerdo não consegue bombear sangue completamente para o ventrículo esquerdo. O sangue volta para o átrio esquerdo, causando pressão que o aumenta. A valva mitral pode ser danificada devido a febre reumática, um defeito congênito, depósitos de cálcio, tumores, radioterapia no tórax ou alguns medicamentos.
Cardiomiopatia hipertrófica é um grupo de doenças nas quais as câmaras inferiores do coração "develop thickened walls.", 3, [[Como as paredes musculares se tornam rígidas, a válvula mitral pode não ser capaz de fechar adequadamente. Sintomas Um indivíduo com hipertrofia do átrio esquerdo pode se cansar facilmente, especialmente quando envolvido em atividade física, e experimentar falta de respiração, palpitações cardíacas ou inchaço dos tornozelos ou pés. Outros sinais podem incluir ataques de bronquite ou tosse intensa, às vezes com sangue no escarro.
Complicações
Sem tratamento, um átrio esquerdo aumentado pode levar a insuficiência cardíaca, um acúmulo de pressão arterial e líquido no pulmões e fibrilação atrial, uma condição em que as câmaras superiores do coração batem descontroladamente e rapidamente. Isso torna o átrio menos capaz de bombear sangue para fora do coração. O sangue pode acumular-se e coagular nos átrios. Existe o risco de que os coágulos se quebrem, fluam através dos vasos sanguíneos e bloqueiem as artérias que conduzem ao cérebro, causando um AVC.
Opções de Diagnóstico
Radiografias e eletrocardiografias de tórax são usadas para identificar se a função atrial O aumento é devido a distúrbios da válvula mitral, um estreitamento da válvula mitral ou um acúmulo de pressão no interior do coração.
Tratamento
O tratamento específico utilizado depende da causa do aumento. As válvulas mitrais podem ser reparadas ou substituídas, e drogas como betabloqueadores e o bloqueador do canal de cálcio verapamil fazem com que o músculo cardíaco se contraia mais suavemente. Isso permite que o átrio se encha mais completamente e flua mais facilmente entre as câmaras do coração. Um cardioversor-desfibrilador pode ser implantado no corpo para ajudar a controlar a fibrilação atrial. Em casos graves, a cirurgia ou a ablação com álcool pode ser realizada para afinar as paredes do coração e melhorar o fluxo sanguíneo.