Testes de creatinina e BUN são realizados para medir a função renal, a filtração e a saúde de todos os órgãos. Esses dois testes, juntamente com o teste de depuração da creatinina, estão intimamente relacionados e ajudarão o profissional de saúde a entender o status funcional de múltiplos sistemas orgânicos.
São testes fáceis e baratos para realizar e freqüentemente fazem parte de um exame normal. blood screening.
O que é BUN?
BUN significa Blood Urea Nitrogen. É uma medida indireta e grosseira da função renal (renal) e hepática, medindo a quantidade de nitrogênio uréico no sangue. (A ureia é formada no fígado como o produto final do metabolismo e digestão de proteínas.)
Durante a ingestão, a proteína é decomposta em aminoácidos. No fígado, esses aminoácidos são catabolizados e a amônia é formada. Todas as moléculas de amônia se combinam para formar uréia, que é então depositada no sangue e transportada para os rins para excreção. A BUN está diretamente relacionada à função metabólica do fígado e à função excretora do rim. Dizem que os pacientes que têm níveis elevados de BUN têm azotemia ou são azotêmicos.
O que é creatinina?
Os testes de creatinina diagnosticam o comprometimento da função renal e medem a quantidade de fosfato de creatina no sangue. O fosfato de creatina é usado como parte da contração do músculo esquelético; Sua produção diária depende da massa muscular. Uma vez que a creatina é usada pelos músculos, ela se torna creatinina e é excretada pelos rins como BUN.
Com função renal normal, os níveis séricos de creatina devem permanecer constantes. Apenas nos distúrbios renais a creatinina estará anormalmente elevada.
Os níveis normais de BUN estão entre 10 a 20 mg /dL para um adulto e 5 a 18 mg /dL para uma criança. Os níveis normais de creatinina estão entre 0,5 e 1,1 mg /dL para uma mulher adulta e entre 6,6 e 1,2 mg /dL para um homem adulto. Os níveis de creatinina são mais baixos em crianças pequenas e idosos, como resultado da redução da massa muscular.
Liberação da creatinina
Outro teste que freqüentemente acompanha os testes de creatinina e BUN, é o clearance de creatinina. Este teste mede o número de mililitros de filtrado feito pelos rins por minuto, chamado TFG. Os níveis de creatinina na urina e no soro são avaliados e a taxa de depuração é calculada.
A depuração da creatinina pode ajudar a esclarecer a extensão do dano renal e se um ou ambos os rins estiverem doentes. Tal como acontece com a creatinina, a depuração da creatinina é ligeiramente inferior em crianças e idosos. O homem adulto normal pode esperar um intervalo entre 107 a 139 mL /min e a fêmea adulta entre 87 a 107 mL /min.
Resultados
Como mencionado, os níveis aumentados de creatinina podem indicar uma doença que afeta a função renal . Também pode indicar acromegalia, gigantismo ou qualquer outra doença que esteja associada ao aumento da massa muscular, fazendo com que os níveis normais de creatinina sejam elevados. Níveis diminuídos normalmente indicam atrofia muscular.
Níveis aumentados de BUN podem indicar muitas outras patologias, como choque, desidratação, insuficiência cardíaca congestiva ou mesmo fome. Níveis diminuídos de BUN podem ser um sinal de insuficiência hepática ou gravidez.