A consolidação basilar é um processo patológico de doença que ocorre com certos tipos de infecções pulmonares. A consolidação pode bloquear o fluxo de ar através de seus pulmões, causando sensação de falta de ar ou fadiga. Embora a consolidação por si só raramente seja uma condição com risco de vida, complicações graves podem surgir se não forem tratadas.
“Basilar” refere-se à base ou ao fundo de seus pulmões. Seu pulmão direito consiste em três lobos: o superior, o médio e o inferior. Como o coração está localizado no lado esquerdo do corpo, deixando menos espaço para o pulmão na cavidade torácica, o pulmão esquerdo consiste apenas de um lobo superior e um inferior. Com relação aos pulmões, o termo consolidação “basilar” significa consolidação em um ou nos dois lobos inferiores. Consolidação
Embora seja um termo geral que se refere ao acúmulo de qualquer substância estranha, “consolidação do pulmões "mais comumente significa uma infecção bacteriana, ou pneumonia, está presente. Uma área consolidada contém um fluido espesso e viscoso composto de bactérias, glóbulos brancos e outros detritos. Em seu livro, "Rapid Review Pathology", Dr. Edward Goljan, classifica a pneumonia bacteriana em duas categorias distintas: broncopneumonia, com áreas irregulares de consolidação ao longo de um ou mais lobos, e pneumonia lobar, que é uma consolidação que preenche um lobo inteiro
Enquanto a consolidação pode se formar em qualquer área de seus pulmões, o local mais comum é os lobos inferiores. O oxigênio inalado percorre uma rede de vias aéreas ramificadas até chegar a minúsculos bolsões de ar chamados alvéolos, que é onde ocorre a troca de oxigênio entre os pulmões e o sangue.
Quando você está em pé, a gravidade direciona mais do ar para a base de seus pulmões do que a parte superior de seus pulmões. A pneumonia lobar, portanto, geralmente se instala nos lobos inferiores. Lá mecanismo de defesa natural do seu corpo, neutrófilos (um tipo de glóbulo branco), juntamente com outras células inflamatórias, ataca a bactéria, causando a consolidação.
Pneumonia bacteriana
De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e Os Institutos Nacionais de Saúde, infecções pulmonares bacterianas são as causas mais comuns de pneumonia. Nos adultos, o Streptococcus pneumoniae é a causa mais comum de pneumonia bacteriana. O S. pneumoniae pode ser transmitido de pessoa para pessoa por minúsculas gotas de ar, da mesma maneira que a gripe sazonal se espalha. Os sintomas comuns associados à pneumonia bacteriana incluem febre alta, calafrios e uma tosse produtiva, ou seja, uma tosse que expele o líquido dos pulmões.
Diagnóstico e Tratamento
Os médicos usam uma variedade de métodos para identificar a doença. presença de consolidação basilar. Dois desses métodos são ouvir sons de respiração através de um estetoscópio e bater em sua caixa torácica. A necessidade de hospitalização depende da gravidade de sua doença e de sua saúde geral. O seu médico iniciará imediatamente um tratamento com antibióticos, seguido de um tratamento adequado, se os resultados do laboratório o considerar necessário.