Os vírus estão em toda parte e são, na maior parte, intratáveis. Felizmente, o seu corpo está idealmente equipado para combater a maioria dos vírus que possam atacá-lo. Estamos todos acostumados com os sintomas comuns de vírus comuns - congestão, dores de cabeça, tosse e dor de garganta, mas de vez em quando você experimenta algumas dores e dores sérias, juntamente com os sintomas respiratórios. Curiosamente, não é o próprio vírus que causa esses sintomas desagradáveis. A resposta do seu corpo ao vírus invasor é o que causa desconforto e dor.
Por que os vírus causam dor nas articulações?
Pense nas suas células como soldados em um exército que foi alertado para um grupo de invasores indesejados. As células com o trabalho de eliminar os invasores correm para os múltiplos locais de invasão e começam o negócio desagradável de atacar e matar as células infectadas. Essas células produzem substâncias químicas que destroem a célula doente. É uma batalha intensa e tóxica que deixa altos níveis de inflamação em seu corpo. A inflamação é uma das principais causas de dor em todos os animais, incluindo seres humanos. Ao contrário do vírus, que é indolor, a inflamação causa dor nas articulações (artralgia) e nos músculos (mialgia). No entanto, este processo de luta contra a doença é altamente eficiente e restaura rapidamente a saúde.
Encontrar alívio
Algumas pessoas acham útil descansar na cama até que suas dores desapareçam: outras pessoas acham que o movimento suave é melhor . para dor nas articulações causada por um vírus. Alguns tratamentos eficazes são banhos quentes e chuveiros, alongamentos leves, medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, como aspirina e ibuprofeno, uma leve massagem e uma compressa térmica. Quanto mais você tiver outros sintomas, maior será a probabilidade de ter dor nas articulações após um vírus, especialmente se houver febre. A dor nas articulações continuará mesmo após a febre desaparecer. A dor nas articulações deve desaparecer logo após os outros sintomas causados pelo vírus desaparecerem. Se você ficou na cama por qualquer período de tempo, sua dor nas articulações será complicada pela dor e rigidez que vem quando o corpo está inativo, então leve isso em consideração ao decidir se suas dores nas articulações merecem ou não a visita de um médico.
Quando ver um médico
Dor nas articulações da gripe afetará muitas articulações. Se você tem dor severa em uma articulação ou músculo, as chances são de que é devido a uma lesão e não o vírus. Você também vai querer descartar artrite ou inflamação crônica das articulações. Se a dor se agravar ou se não desaparecer dentro de alguns dias, marque uma consulta com seu médico. Algumas doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, polimiosite e lúpus, às vezes aparecem após uma infecção viral. Estas doenças não são causadas pelo vírus, mas é um dos gatilhos. Consulte também um médico se algum destes sintomas estiver presente: uma erupção que acompanha a dor nas articulações, incapacidade de mover uma ou mais articulações, falta de ar ou dores de cabeça extremas.
Se o seu filho se queixa de dor nas articulações