O teste de nitrogênio ureico no sangue (BUN), em conjunto com o teste de creatinina, é usado principalmente para avaliar o funcionamento dos rins. Você deve ser capaz de identificar as principais funções corporais associadas ao BUN e creatina, a fim de compreender adequadamente as causas dos altos níveis desses compostos. Além da insuficiência renal, altos níveis de ureia e creatina também estão associados ao estresse muscular e à desidratação. Aprenda a identificar os sintomas que são atribuíveis a essas doenças, antes de solicitar exames de sangue de um profissional médico licenciado.
Funções
A ureia é um produto residual que provém da degradação de proteínas. A uréia é produzida no fígado e expelida do corpo pela urina, através dos rins. Sozinha, esta substância não é tóxica. No entanto, altas leituras de nitrogênio uréico no sangue podem sinalizar insuficiência cardíaca ou desidratação. Os níveis de BUN devem ser lidos em conjunto com as gravações de creatinina para determinar se os seus rins estão funcionando adequadamente.
A Universidade de Maryland Medical Center descreve a creatina como um aminoácido, ou bloco de construção de proteínas. A creatina quinase (CK) é um processo que ocorre no tecido muscular esquelético para liberar reservas de energia. A creatinina é um subproduto da CK; e também é filtrado para fora da corrente sanguínea através dos seus rins. Semelhante ao BUN, creatina em si não é prejudicial, mas a sua presença pode ser um indicador de outros problemas. Exercício coloca o estresse sobre as células musculares, que liberam creatina na corrente sanguínea enquanto usam energia e consertando-se. Os Institutos Nacionais de Saúde documentam níveis elevados de creatina para jogadores de futebol universitário durante duas práticas diárias.
O exercício intenso também pode levar à desidratação. De acordo com o Oxford Journals, os pacientes desidratados “refletem uma baixa taxa de fluxo de urina” e a reabsorção de uréia pelos rins. Níveis elevados de BUN podem indicar que seu corpo é incapaz de remover os resíduos de forma eficaz, devido à desidratação. Naturalmente, seriam necessários testes adicionais.
Traumatismo Muscular e Insuficiência Cardíaca
A Associação de Distrofia Muscular indica que as células musculares “se abrem” durante a degeneração. A creatina que normalmente é encontrada em seus músculos agora entra na corrente sanguínea por causa desse dano. O coração é um músculo grande e os níveis extremos de creatina podem prever e confirmar ataques cardíacos.
Níveis elevados de BUN também podem ser conseqüência da falta de fluxo sangüíneo para os rins, devido à insuficiência cardíaca.
Doença Renal
Em conjunto, altos níveis de BUN e creatina são frequentemente um indicador de doença renal. A razão entre o nitrogênio uréico ea creatinina no sangue foi criada para medir essa relação e chegar a um diagnóstico. Uma razão alta de BUN para creatinina pode sinalizar desidratação, enquanto menores proporções de BUN para creatinina podem indicar doença renal. As leituras de uréia e creatinina aumentam quando os rins não estão funcionando adequadamente.
Os rins funcionam para remover os resíduos; e altos níveis de BUN e creatinina sinalizam que esses subprodutos não estão sendo retirados do seu corpo como urina.
Sintomas e Testes -
Investigue se foi realizado exame de sangue se você estiver sentindo náusea, tontura ou extrema fadiga. Pessoas que carregam uma história familiar de doenças cardíacas, cardíacas e neuromusculares devem alertar seu médico sobre esses acontecimentos. Além disso, mudanças na consistência e na cor da sua urina também são sintomas de doença renal que devem ser avaliados.
Evite exercícios excessivos e alta ingestão de proteínas antes de passar por testes de BUN e creatinina.
, , ] ]