A cardiomegalia leve é um leve aumento do coração. Existem cinco causas principais de cardiomegalia leve, cada uma com suas próprias causas e características. É importante que os pacientes com casos leves de cardiomegalia recebam tratamento para a causa da doença antes que ela possa ter efeitos mais prejudiciais sobre o coração.
Hipertrofia Geral
A hipertrofia ocorre quando um órgão do corpo se torna aumentado devido a uma mudança no tamanho da célula. No caso de cardiomegalia leve, a hipertrofia é causada pela necessidade de o coração bombear com mais frequência ou com mais força. Este é um efeito colateral de um problema com o fluxo sanguíneo, normalmente a pressão sanguínea elevada crônica. Se a pressão sanguínea for aumentada, o coração deve empurrar com mais força para circular o sangue através do corpo, a fim de combater o coração, e isso, por sua vez, leva a uma leve cardiomegalia. Como a pressão alta pode ter uma série de outras complicações de saúde, além da cardiomegalia, é importante que os medicamentos sejam empregados para baixar a pressão arterial, o que aliviará tanto o leve aumento do coração como quaisquer outros problemas. - Hipertrofia ventricular esquerda
A hipertrofia ventricular esquerda, ou HVE, é uma forma de cardiomegalia leve que afeta apenas a câmara inferior esquerda do coração. É freqüentemente causada por problemas com as válvulas cardíacas no lado esquerdo do coração. O ventrículo esquerdo é a área do coração que controla a maior parte da ação de bombeamento, e como os problemas com as válvulas cardíacas fazem com que o sangue seja empurrado com mais força para forçá-lo através das válvulas, a câmara esquerda pode ficar aumentada. Válvulas cardíacas defeituosas normalmente exigem que a cirurgia seja corrigida, o que deve ser concluído em tempo hábil antes que a cardiomegalia possa piorar.
Ataque cardíaco -
Durante um ataque cardíaco, o fluxo sanguíneo para uma parte do coração é interrompido fora por um bloqueio ou coágulo. Como o músculo cardíaco é privado do oxigênio no sangue, ele pode ficar danificado ou morrer. Músculo cardíaco danificado pode fazer o coração expandir ou dilatar. Essa expansão pode levar à cardiomegalia. Em alguns casos, uma radiografia de tórax que revela leve cardiomegalia é o primeiro sinal de ataques cardíacos menores que passaram despercebidos pelo paciente.
Insuficiência Cardíaca Congestiva
Insuficiência cardíaca congestiva é uma condição em que não é suficiente o sangue está atingindo o corpo. Isso pode ser causado por ataques cardíacos passados, artérias estreitas, pressão alta, doença cardíaca ou infecção do coração. Quando o coração passa por insuficiência cardíaca congestiva, deve bombear mais para compensar o fluxo sanguíneo diminuído. Quando isso ocorre pela primeira vez, manifesta-se através de cardiomegalia leve. Felizmente, mudanças na dieta e prescrição de medicamentos podem melhorar as condições que causam insuficiência cardíaca congestiva, permitindo que o coração seja restaurado ao seu tamanho normal.
Cardiomiopatia
Cardiomiopatia é uma doença que resulta em inflamação do coração músculos. A cardiomiopatia pode ser causada por uma variedade de problemas cardíacos ou por uma infecção viral. Quando os músculos do coração ficam inflamados, eles ficam mais fracos, o que significa que o coração deve bombear com mais frequência para circular o sangue por todo o corpo. Este bombeamento extra resulta em um aumento do coração. Cirurgias e medicamentos podem ser usados para aliviar a cardiomiopatia e a cardiomegalia leve a grave que pode causar.