O espessamento pleural apical refere-se ao espessamento pleural da porção apical dos pulmões. A porção apical, ou ápices, do pulmão é a parte superior arredondada do pulmão.
Os pulmões são cobertos por duas finas camadas de tecido. Essas camadas são conhecidas como a pleura. A pleura pode endurecer e perder sua elasticidade devido à infecção ou por algum outro processo de doença, como mesotelioma ou asbestose.
Quando as camadas pleurais se tornam endurecidas, torna-se cada vez mais difícil respirar devido à restrição da capacidade dos pulmões de se expandir durante a inalação.
Sintomas
Os sintomas do espessamento pleural apical são semelhantes a outros processos de doenças respiratórias. Eles incluem falta de ar, dor no peito e dificuldade para respirar durante o exercício.
Causas
Existem muitas causas para o espessamento pleural apical, pois é um resultado de qualquer inflamação nos pulmões. Algumas causas incluídas; pneumonia bacteriana, quimioterapia, infecção e lúpus. O lúpus é um fator chave, pois causa inflamação em muitos tecidos do corpo.
Tratamento O espessamento pleural apical só pode ser tratado cirurgicamente, já que as áreas endurecidas dos pulmões são cicatrizes e precisam ser tratadas. removido. Aliviando assim a pressão dos pulmões, permitindo que eles se expandam livremente.