Os otologistas classificam um canal auditivo como bom se ele tiver cinco características. Deve admitir som, permitir a inspeção, ser fácil de limpar, não permitir infecções recorrentes e deve ser grande o suficiente para acomodar um aparelho auditivo. Um canal auditivo estenótico pode interferir em todas essas características.
Canal auricular estenótico
Um canal auditivo estenótico ocorre quando o canal que vai do ouvido externo ao ouvido médio é anormalmente estreito. Isso pode levar a complicações como aparência anormal do ouvido visível e uma tendência para o canal auditivo ficar facilmente entupido. Em alguns casos, o canal estenótico do ouvido se torna tão estreito que pode causar perda auditiva.
Causas
Uma criança pode nascer com um canal auditivo estenótico. Se uma pessoa experimenta inflamação crônica do canal auditivo, ela pode se estreitar com o tempo. Cirurgia dentro do canal do ouvido pode levar ao desenvolvimento de tecido cicatricial que leva ao estreitamento do canal. Uma pessoa também pode desenvolver um osteoma, um crescimento ósseo dentro do canal do ouvido que leva lentamente a um abrupto estreitamento do canal.
Diagnóstico
Um médico pode diagnosticar um canal auditivo estenótico, visualizando-o, seja através de exame externo ou com um otoscópio se o estreitamento ocorrer mais profundamente dentro do canal. Ele também pode usar o histórico médico de um paciente, como um registro de infecções de ouvido ou inflamação ou uma cirurgia recente, para determinar a causa da estenose, de acordo com a "Cirurgia Restitucional da Orelha e do Osso Temporal".
O tratamento de um canal auditivo estenótico depende da causa da estenose. A cirurgia pode alargar um canal estreito. Um cirurgião remove tecido extra ou tecido cicatricial acumulado, deixando o canal mais largo. Para um osteoma, um cirurgião precisará esculpir o crescimento ósseo saliente para removê-lo, depois cobrir a área com um pequeno enxerto de pele, de acordo com a "Cirurgia da Orelha e do Osso Temporal".
Considerações
Um canal auditivo estenótico que não causa perda auditiva pode causar outras complicações. Uma pessoa com um canal auditivo estreito pode experimentar bloqueios com cera de ouvido mais facilmente do que uma pessoa com um canal normal. Isso pode levar a outras complicações, como aumento do risco de infecção no ouvido. Adultos mais velhos com canais auditivos estenosados podem não ser capazes de usar confortavelmente um aparelho auditivo.