A creatinina sérica é um teste laboratorial que é realizado como parte do exame de sangue de rotina e para facilitar o diagnóstico da doença renal, e não o suplemento usado para ganhar massa muscular. Baixos níveis de creatinina são um sinal de redução da massa muscular, que pode ser causada por doença, debilitação ou envelhecimento.
Fatos sobre baixa creatinina
A creatinina é um produto de degradação do fosfato de creatina, que é usado na contração do músculo esquelético. A produção de creatina depende da massa muscular; portanto, níveis basais de creatina e creatinina são maiores em pessoas maiores e mais musculosas do que em pessoas menores ou com pouca musculatura. - Baixos níveis de creatinina e saúde renal
A creatinina é excretada pelos rins e seu nível em o sangue é considerado um indicador de saúde renal. Com função renal normal, o nível de creatinina no sangue deve ser constante de um dia para o outro. Aumentos muito pequenos podem ocorrer após uma refeição rica em proteínas.
Causas dos níveis anormais de creatinina Aumento da creatinina sangüínea é geralmente devido a problemas com a função renal. O aumento da quebra ou lesão do músculo também aumentará o nível de creatinina, assim como o aumento da massa muscular. Diminuição da creatinina no sangue é causada pela diminuição da massa muscular.
Doenças associadas à diminuição da creatinina níveis Baixo creatinina pode ser um sinal de certas doenças que causam diminuição da massa muscular, incluindo miastenia gravis e distrofia muscular. Esses pacientes apresentarão fraqueza, perda de massa muscular e outros sintomas além dos níveis anormais no sangue.
Debilitação e baixos níveis de creatinina
Os músculos atrofiam quando não são usados, e à medida que a massa muscular diminui, Isso pode acontecer com um paciente debilitado, especialmente alguém que perdeu o tônus muscular por estar acamado ou hospitalizado.
Idade e baixa creatinina
Pessoas idosas podem ter um nível menor de creatinina, pois a massa muscular tende a diminuir com idade. As crianças pequenas também têm um nível normal de creatinina menor que o dos adultos.