Seu nome vem da palavra latina para "errante", e o nervo vago, ou vago, é conhecido como o rambler ou o andarilho por causa de suas extensas conexões do crânio ao resto o corpo. Com tantas conexões a lugares diferentes, danos ou doenças do nervo vago podem resultar em problemas em um ou vários órgãos.
O que é o nervo vagal?
O nervo vagal é o 10º de 12 pares nervos cranianos, localizados na parte posterior da cabeça. Esse nervo toma uma rota longa e sinuosa da cabeça até o intestino. Enquanto outros nervos são relativamente curtos, conectando-se com órgãos próximos e na cabeça, o nervo vago é conectado com estruturas da laringe na região da garganta até os rins e intestinos. O que o nervo vago faz? O nervo vago retransmite mensagens sensoriais e informações entre o cérebro e partes do corpo que vão desde as orelhas e garganta até o coração, pulmões e cólon. Funções como batimento cardíaco, fala e digestão são reguladas pelo nervo vago.
O que é a neuropatia do nervo vagal?
A neuropatia do nervo vago é uma condição na qual o nervo está danificado e está enviando sinais errados ou fracos para e do corpo e do cérebro. Como o nervo vago está conectado a muitos órgãos diferentes, as manifestações dessa neuropatia podem incluir dificuldade para falar, vomitar ou tossir constantemente, náusea ou digestão ou pulso irregulares. O que causa a neuropatia do nervo vago?
As causas de neuropatia do nervo vago variar. Neuropatia pode acontecer por meio de infecções do trato respiratório superior ou lesão.
Uma forma particular de neuropatia do nervo vago acontece como resultado de diabetes tipo 2. Assim como o nível elevado de açúcar no sangue resulta em perda de sensibilidade e circulação nas extremidades, a doença também pode afetar o nervo vago, que, entre outras coisas, desempenha um papel no sistema imunológico. O alcoolismo também foi encontrado para contribuir para a neuropatia do nervo vago. Um estudo na Espanha, envolvendo vários consumidores ao longo da vida de álcool encontrou correlações entre alcoolismo e dificuldades respiratórias e movimento, sintomas indicativos de neuropatia do nervo vago.
Neuropatia do nervo vagal pode ser revertida? em muitos casos, o paciente toma medidas para eliminar a causa da doença. Os diabéticos que controlam o açúcar no sangue podem recuperar a função normal do nervo vago e de todos os órgãos aos quais ele está conectado. Da mesma forma, os alcoólatras que se abstêm ou diminuem a ingestão de álcool podem recuperar os sistemas funcionando corretamente. Aqueles que se recuperam de doenças respiratórias superiores graves terão o mesmo efeito.
Em outros casos, como uma tosse que não desaparece, o dano ao nervo cria uma hipersensibilidade que não desaparece. Neste caso, um médico prescreverá medicamentos para reduzir a sensibilidade do nervo vago.