casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é congestão no peito?

Congestão torácica é o acúmulo de líquido e muco em excesso nos pulmões. Uma pessoa que sofre de congestão no peito pode sentir tosse, dores no peito e dificuldade em respirar. Congestão severa no peito é audível e pode ser ouvida como um estalido no peito. Congestão no peito pode ser causada por gotejamento pós-nasal, bronquite ou pneumonia. O tratamento pode exigir medicamentos prescritos, medicamentos sem receita e remédios caseiros. O gotejamento pós-nasal é um acúmulo de muco nos seios que pinga na parte de trás da garganta. Se o muco não resultar em uma tosse produtiva, o muco pode deslizar para dentro dos pulmões e causar congestão no peito. Tomar um expectorante vendido sem receita médica deve aliviar a congestão no peito, fazendo com que o muco se torne mais fino e mais fácil de ser expelido. Desde gotejamento pós-nasal é muitas vezes causada por alergias, tomar medicação alergia deve evitar congestão no peito futuro.

Bronquite

A bronquite é uma inflamação do revestimento dos tubos brônquicos. A bronquite é causada pelo vírus do resfriado ou pela infecção respiratória bacteriana. O principal sintoma da bronquite é a congestão no peito com uma tosse que produz expectoração verde. Bronquite bacteriana pode ser tratada com antibióticos prescritos, e congestão no peito deve limpar em dois a cinco dias. A bronquite viral não pode ser tratada com antibióticos, e a congestão no peito terá que ser tratada sintomaticamente.

Pneumonia

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões causada por uma infecção bacteriana, viral ou fúngica. Os sintomas da pneumonia podem imitar uma gripe grave com febre, dores, diminuição do apetite e congestão no peito. Dor intensa ao tossir pode ser uma complicação da pneumonia. A pneumonia causará uma tosse que produz expectoração e, em casos graves, sangue. Um diagnóstico de pneumonia só pode ser feito por um médico através de radiografia de tórax. Como bronquite, a pneumonia bacteriana pode ser tratada com antibióticos. A pneumonia fúngica deve ser tratada com medicação antifúngica. A pneumonia viral, no entanto, não pode ser tratada com antibióticos e deve seguir seu curso com o tratamento dos sintomas.

Tratamento médico da congestão no peito

Quando você visita o seu médico, seus níveis de oxigênio no sangue serão avaliados . Se o seu sangue estiver carregando menos de 95% de oxigênio, você poderá ser hospitalizado para tratamento. Se os seus níveis de oxigênio no sangue forem bons, você pode se tratar em casa. O objetivo no tratamento da congestão no peito, não importa a causa, é diluir o muco para que ele possa ser expelido facilmente. Existem dois medicamentos principais que podem ajudar a conseguir isso.

Os expectorantes para tosse irão diluir o muco para facilitar a tosse. Se você comprar o seu próprio, certifique-se de comprar um expectorante em vez de um supressor. Supressores são para tosse seca sem congestão no peito.

Seu médico pode prescrever um inalador de albuterol. O albuterol é um dilatador brônquico. Dilatação dos tubos bronquiais permitirá que mais ar entre nos pulmões. Isso é especialmente útil para quem sofre de pneumonia, pois fará com que a respiração seja menos dolorosa.

Se o médico decidir que a hospitalização não é necessária, você pode ser mandado para casa com algumas prescrições e mandar retorno se os sintomas piorarem. Existem três tratamentos caseiros que proporcionam alívio rapidamente.

Hidrate o corpo. Beber bastante líquido claro ajudará a diluir o muco, além de mantê-lo hidratado durante a doença.

Use um umidificador de névoa fria. Use água destilada em um umidificador de névoa fria, tanto quanto possível. A névoa fria irá evitar que as suas vias respiratórias sequem e mantenham o seu muco fino.

Durma com as costas apoiadas. Dormir em uma posição um pouco correta ajudará você a absorver o oxigênio com mais facilidade. Deitado de costas fará com que o muco se estabeleça na parte de trás de seus pulmões, onde você tem menos controle muscular.