A próstata produz uma substância chamada antígeno específico da próstata, ou PSA. Com um simples exame de sangue, o médico pode determinar se o PSA de um homem é normal ou elevado. Não há nível definitivo de PSA normal; no entanto, existem diretrizes que ajudam os médicos a decidir se devem ou não realizar mais testes.
PSA Normal
Para a maioria dos homens saudáveis, os médicos consideram o nível de PSA normal abaixo de 4 nanogramas por mililitro ( ng /mL), mas não há um nível normal específico.
PSA Anormal -
A maioria dos médicos considera um nível de PSA acima de 4 ng /mL uma leitura elevada. Um homem que tem um nível elevado de PSA deve falar com seu médico sobre o que outros testes podem ser apropriados.
Causas de PSA elevado
Desde o PSA pode indicar doenças no corpo, os médicos se referem a ele como um marcador biológico ou um marcador tumoral. As causas para um nível elevado de PSA podem incluir câncer de próstata, aumento benigno da próstata, inflamação, infecção, idade ou raça.
PSA False Positives
O exame de sangue PSA pode revelar níveis elevados de PSA, mesmo sem câncer é presente. O National Cancer Institute relata que apenas 25 a 35 por cento dos homens que tiveram uma biópsia após um nível elevado de PSA tinham câncer de próstata.
PSA False Negatives
É possível para um homem obter uma leitura normal em um teste de sangue PSA e ainda tem câncer presente no corpo. O câncer de próstata geralmente cresce lentamente e pode existir por algum tempo antes que os sintomas sejam evidentes.
Testes de PSA
O rastreamento do câncer de próstata é recomendado pela American Urological Society, pela American Cancer Society e pelo American College of Physicians para homens mais de 50 anos. Para homens que são considerados de alto risco (homens negros ou homens com histórico familiar de câncer de próstata), recomenda-se que o teste comece entre as idades de 40 a 45 anos.