A barreira hematoencefálica é o guarda de trânsito do cérebro, geralmente impedindo que parasitas entrem no cérebro e se instalem. Às vezes, porém, os parasitas ignoram essa barreira. Uma vez lá dentro, os parasitas encontram um oásis - o cérebro fornece um ambiente ideal para os parasitas viverem e crescerem. A Taenia solium (a tênia da carne de porco que causa a cisticercose), a Naegleria fowleri (ameba de água doce que causa meningo-cefalite amebiana primária) e o Toxoplasma gondii (protozoário microscópico causador da toxoplasmose) são todos parasitas que podem infectar o cérebro. A causa mais comum de parasitas cerebrais nos Estados Unidos é a tênia de porco.
Dores de cabeça
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as cefaleias são um dos primeiros sintomas de uma pessoa infectada um desses organismos irá experimentar. Tais dores de cabeça podem ser acompanhadas por uma sensibilidade à luz ou visão turva. Este sintoma é comum em todos os tipos de infecção parasitária cerebral. Como a infecção cresce e começa a afetar mais tecido cerebral, o paciente pode experimentar confusão geral, de acordo com a Clínica Mayo. Tal confusão pode ser exibida como dificuldades de memória, desorientação, desatenção para as pessoas e arredores e uma incapacidade de tomar decisões. Infecções por Naegleria e tênia de porco causam confusão, conforme declarado pela Mayo Clinic e Discovery.com.
Febre
A febre se desenvolve como a resposta do organismo à infecção, ativando o sistema imunológico. Esta febre pode ou não ajudar a combater a infecção parasitária. De acordo com Healthmad.com, alguns parasitas do cérebro, como a ameba que causa a infecção por Naegleria, podem eliminar porções de si mesmos para atuar como um chamariz contra o sistema imunológico. A febre ainda irá ocorrer, mas o sistema imunológico irá “perseguir” o chamariz, permitindo que a infecção progrida.
Náusea
A náusea, possivelmente desencadeada pela presença de parasitas em partes específicas do cérebro, é sentida com infecção parasitária. O Instituto de Tecnologia da Califórnia (Cal Tech) afirma que, quando as larvas se ligam às cavidades do fluido cerebral, podem surgir náuseas. Com infecção por tênia de porco, náusea pode estar ligada a uma infecção parasitária secundária no trato gastrointestinal. Como uma infecção por Naegleria avança, convulsões podem ocorrer, de acordo com o CDC. Os pesquisadores da Cal Tech, ao descreverem a infecção por tênia da carne de porco, afirmam que as convulsões são causadas por larvas que se ligam ao tecido cerebral. Mudança na função cerebral específica - Dependendo da porção do cérebro que está infectada, o paciente pode experimentar outros sintomas específicos, como perda de equilíbrio, paranóia ou alucinações.
Hidrocefalia
De acordo com o CDC, à medida que a infecção por Naegleria progride, o paciente pode desenvolver hidrocefalia, que é o acúmulo de fluido no cérebro.