Ouvidos Conectados
A parte do meio da orelha está conectada ao nariz por um tubo. Em condições normais, a pressão do ar dentro da orelha é igual à pressão externa. Se a pressão do ar não for igual, o ouvido está tapado. Isso acontece com frequência durante viagens aéreas, pois mudanças rápidas na elevação fazem com que a pressão se acumule dentro dos tubos. Isso geralmente é corrigido pelo bocejo, engolir ou mastigar chiclete. A ação física das mandíbulas força os tubos auriculares a se abrirem, permitindo que o ar flua para dentro ou para fora da orelha. Se bocejar ou engolir não aliviar a sensação de bloqueio, tente beliscar ambas as narinas fechadas, fechando a boca e, em seguida, tentando extrair o ar de seus pulmões. Isso cria uma pressão interna que pode aliviar as orelhas entupidas.
Infecções sinusais ou surtos de alergia também podem levar a orelhas entupidas. Tome um anti-histamínico e descongestionante para drenar seus seios; isso pode ajudar a aliviar seus sintomas.
Tocando nos ouvidos
Se você sentir zumbido, tome medidas para proteger seus ouvidos de mais danos. Use protetores de ouvido para se proteger quando exposto a riscos, como locais de construção, centros de transporte e shows barulhentos. Além disso, reduza o volume do seu iPod ou da cabeça do celular, já que a exposição repetida a música alta e conversas pode aumentar as chances de danos permanentes.
Se você toma a aspirina rotineiramente para tratar pequenas dores e dores, considere diminuir sua dose ou mudar para um analgésico diferente, como o ibuprofeno, pois os produtos químicos da aspirina podem prejudicar o funcionamento das células ciliadas no ouvido. Exercite-se diariamente, mesmo que apenas por alguns minutos. O aumento geral da circulação sanguínea pode ajudar a diminuir a sensação de toque interno.
Finalmente, inclua abacaxi fresco em sua dieta, pois contém compostos naturais que podem reduzir a inflamação no corpo.
Orelhas entupidas e tocando
Se você está tendo ouvidos conectados e tocando, você pode ter um acúmulo de cera no ouvido. Enquanto esta substância amarela pegajosa protege o canal auditivo de bactérias e fungos, quantidades excessivas podem bloquear o tímpano, causando inflamação do ouvido interno e prejudicando sua capacidade de ouvir. Para limpar a cera das orelhas, comece amaciando-a. Coloque algumas gotas de azeite quente, óleo mineral ou óleo de bebê em cada orelha. Esfregue as orelhas externamente para ajudar a trabalhar o óleo no canal auditivo. Aguarde cinco minutos e use uma seringa para limpar cada orelha com uma solução de bicarbonato de sódio e água. Repita o procedimento de três a cinco vezes por dia ou até que o ouvido esteja limpo e sua audição seja restaurada.