Os cilindros de oxigênio são usados para fornecer oxigênio para uma variedade de usos, como mergulho médico, industrial e técnico. Os tanques devem ser testados para garantir que possam manter com segurança a pressão de trabalho designada de oxigênio. O procedimento de teste hidrostático envolve encher os tanques com água, vedá-los e imergi-los em uma hidrochamada cheia de água. A câmara é vedada e os tanques são pressurizados a uma pressão muito maior do que a pressão de trabalho para testar a integridade estrutural.
Níveis de pressurização durante o teste
A pressão de trabalho do tanque é a pressão à qual ele está normalmente considerado cheio. O teste hidrostático enche o tanque a 1 2/3 da pressão de trabalho. A razão para isso é garantir que o tanque seja capaz de manter pressões de gás muito maiores do que as normalmente requeridas. Para dar um exemplo, durante o teste hidrostático, um tanque de oxigênio com uma pressão de trabalho designada de 300 bar será pressurizado a 500 bar. As regras hidrostáticas ditam que a pressão deve ser mantida por pelo menos 30 segundos para permitir que as paredes do tanque se expandam completamente, antes de ser despressurizado.
Expansão Limites
Uma expansão aceitável do tanque após a despressurização é dentro de 10 por cento da leitura feita quando o tanque é pressurizado. Por exemplo: Um tanque de 10 litros se expande em 1 litro quando pressurizado durante o teste hidrostático. Para passar no teste, a expansão do tanque não deve ser maior que 0,1 litros após a despressurização.
Gravação
Todos os cilindros de oxigênio precisam ter a data do último teste hidrostático no gargalo do tanque. Isso serve para mostrar aos usuários do tanque quando a próxima data de teste é válida e para verificar se o tanque é seguro de usar.
Período entre testes
Os cilindros de oxigênio devem ser testados a cada cinco anos. O teste deve ocorrer mais cedo se o cilindro cair de uma altura, exposto a danos por calor ou pintado com uma substância inadequada.