Uma diferença entre as ondas de calor e os ataques de ansiedade são as idades em que ocorrem . De acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento, a menopausa geralmente começa durante os 40 ou 50 anos de idade. O início dos ataques de ansiedade pode ocorrer em qualquer idade, sendo o início da vida adulta um período comum para as pessoas experimentarem um primeiro ataque de ansiedade. Se você está corando e suando, e você não está no seu meio até o final dos 40 anos, com raras exceções, é seguro assumir que você está tendo um ataque de ansiedade e não uma onda de calor.
Biologia -
Os ataques de ansiedade se originam em uma parte do cérebro chamada amígdala. A amígdala é onde a reação de “luta ou fuga” está alojada. Uma amígdala excessivamente ativa pode desencadear a reação de luta ou fuga em horários inapropriados. Isso faz com que a liberação de efedrina, também conhecida como adrenalina. A adrenalina é o que causa os sintomas da ansiedade.
As ondas de calor são causadas quando a parte do cérebro que regula o calor emite sinais falsos de que seu corpo precisa esfriar. Esta reação é desencadeada pelas flutuações hormonais que ocorrem durante a menopausa.
Sintomas Sintomas de um ataque de ansiedade que provavelmente não estão presentes durante uma onda de calor na menopausa são sentimentos de perigo iminente, tremores, náuseas e hiperventilação. Sofredores de ataques de ansiedade também podem experimentar uma sensação de asfixia. Se estes sintomas estão presentes, juntamente com a transpiração e rubor, é provável que um ataque de ansiedade e não um flash quente.
Ansiedade secundária
Algumas pessoas podem ter um flash quente que se transforma em um ataque de ansiedade. A razão para isso é a ansiedade secundária. A ansiedade secundária é ter “ansiedade em relação à ansiedade”. O que acontece é que a pessoa se sente alarmada com as sensações da onda de calor. Esse medo cria sensações corporais adicionais, como náusea, tremor ou hiperventilação. Agora a pessoa está tendo uma onda de calor e um ataque de ansiedade ao mesmo tempo. A maneira de combater isso é reconhecer os sintomas de uma onda de calor, perceber que eles são inofensivos e passarão em poucos minutos. Desta forma, o medo sobre as ondas de calor não irá desencadear um ataque de ansiedade.
De acordo com a North American Menopause Society, a terapia de estrogênio sistêmico é o tratamento de escolha para parar as ondas de calor, embora tenha sido demonstrado ter suas próprias ramificações de saúde. Uma publicação do Medline Plus aponta que a terapia com estrogênio tem demonstrado aumentar o risco de derrame, câncer e doenças cardíacas. Se você está tendo ataques de ansiedade, é improvável que a terapia com estrogênio tenha qualquer efeito benéfico. O tratamento para ataques de ansiedade inclui terapia cognitivo-comportamental, medicamentos anti-ansiedade e antidepressivos.