O estado serológico é uma palavra usada para descrever se determinados anticorpos estão presentes no corpo. Seropositivo significa que alguém tem os anticorpos sendo testados, seronegativos significa que não. Se alguém é soropositivo para o HIV (o Vírus da Imunodeficiência Humana), significa que o organismo produz anticorpos para o HIV, que podem ser detectados com um teste de anticorpos do HIV, o tipo mais comum de teste de HIV usado.
Seroconversão
A seroconversão é o ponto em que o corpo muda de seronegativo para seropositivo. Uma vez que o vírus esteja no corpo, o sistema imunológico começará a produzir anticorpos. A maioria das pessoas leva de duas a oito semanas para seroconverter; no entanto, para algumas pessoas, pode levar até seis meses - isso é chamado de “período da janela”. Se um teste de anticorpos do HIV for feito antes da soroconversão, ele pode voltar a ser negativo. É possível transmitir o HIV para outra pessoa mesmo antes da soroconversão ocorrer. Durante o processo de seroconversão, uma pessoa pode experimentar sintomas semelhantes aos da gripe.
Sorodiscordância
Se duas pessoas em um relacionamento, sexual ou romântico, têm diferentes status de HIV, elas são referidas como serodiscordantes. Se dois parceiros têm o mesmo status, eles são chamados de soroconcordantes. Casais sorodiscordantes podem tomar medidas para reduzir, mas não eliminar o risco de transmissão do HIV ao parceiro não infectado. Se ambos os parceiros estiverem infectados, eles também devem tomar medidas para reduzir o risco de se infectarem mutuamente e passar novas estirpes uns aos outros.
Risco de transmissão na gravidez
O CDC recomenda atualmente que todas as grávidas as mulheres devem ser testadas para o HIV. Se uma mulher tem HIV, ela ainda pode engravidar e dar à luz. É possível que uma mulher transmita o HIV para o bebê durante a gravidez ou parto, ou amamentando, mas os tratamentos atuais contra o HIV reduziram bastante o risco de transmissão na gravidez e o parto para aproximadamente dois por cento. Se está grávida, é importante consultar o seu médico regularmente.
Transmissão Antes da Gravidez
Para casais serodiscordantes, em que o parceiro é VIH positivo e a parceira não, é possível reduzir o risco de transmissão enquanto ainda concebe uma criança. O Laboratório Clínico da Bedford Research Foundation oferece o Programa Especial de Reprodução Assistida. Esse processo coleta amostras de sêmen com quantidades indetectáveis do vírus HIV, "lava-as" e depois usa o sêmen para fertilização in vitro (FIV).
Prevenção
A melhor maneira de reduzir seu risco de contrair o HIV é se abster de todo sexo oral, anal ou vaginal ou qualquer atividade sexual em que sangue, sêmen ou fluidos vaginais possam ser trocados. Se você pratica atividade sexual, pode reduzir seu risco usando preservativos ou barreiras de látex ou poliuretano toda vez que fizer sexo. Se você usa drogas injetáveis de qualquer tipo, não deve compartilhar agulhas ou "trabalhos" e deve sempre desinfetar suas agulhas. Lembre-se que o HIV é transmitido através do sangue, sêmen, fluidos vaginais e leite materno. Para reduzir o risco de infecção pelo HIV, você deve evitar o contato com esses fluidos.