Infecção Inicial
A varíola é transmitida por exposição direta e por longos períodos para o host. Roupas, materiais de cama e outros itens que entram em contato com o hospedeiro, bem como fluidos corporais, podem levar a varíola. As infecções por varíola começam com febre alta, dores na cabeça e no corpo, mal-estar geral e vômitos ocasionais. A febre geralmente vai de 101 F a 104 F.
Tongue and Mouth
A língua e o interior da boca se apresentarão com minúsculos pontos vermelhos que progredirão para abrir feridas que eliminarão o vírus. Da mucosa para a boca, espalhando assim a doença ainda mais em todo o corpo.
A doença irá proliferar no corpo através do sistema circulatório. Isso inevitavelmente compromete o sistema imunológico ao matar um grande número de macrófagos, células defensivas dentro do corpo, que o vírus usa para se reproduzir. A doença também irá atacar os vasos sanguíneos dentro da pele.
Órgãos Internos
Durante o período inicial de incubação, o sistema circulatório transporta o vírus para o resto do corpo onde se reproduz principalmente no baço e no osso. medula, bem como em outros órgãos, incluindo os pulmões e fígado. É interessante notar que a varíola não parece causar lesões em qualquer parte do corpo que não na pele e na mucosa.
Inicialmente, uma erupção cutânea irá aparecer na pele. Primeiro afetará o rosto, o tronco e as extremidades. Os inchaços levantados aparecerão dentro da erupção. Os inchaços acabarão por se tornar pústulas elevadas que são firmes ao toque e redondas. Mais tarde, as pústulas começarão a escorrer, formando uma crosta e, eventualmente, cicatrizando. Inevitavelmente, as crostas vão cair e cicatrizes irão se formar.
Outra forma da doença, conhecida como varíola mailgnant, produz lesões planas, ao invés das saliências típicas do Variola major e minor. A varíola hemorrágica resulta em sangramento significativo na pele. Ambas as formas da doença são quase sempre fatais.