Identificação
As artérias carótidas são dois grandes vasos sanguíneos que suprem a frente. do cérebro com sangue oxigenado. O sangue é liberado para a parte do cérebro onde o pensamento, a personalidade, a fala, as funções sensoriais e motoras são controladas. A artéria carótida esquerda deriva do arco aórtico, enquanto a artéria carótida direita deriva da artéria braquiocefálica. Você pode sentir o pulso das artérias carótidas em ambos os lados do pescoço, logo abaixo da linha da mandíbula.
Doença da Artéria Carótida
A doença da artéria carótida ocorre quando o diâmetro das artérias carótidas é estreitado por causa de um acúmulo de placa de gordura e colesterol ao longo das paredes internas das artérias. Quando esse estreitamento ocorre, torna-se difícil que o sangue se mova pelas artérias carótidas. Como resultado, o cérebro não está recebendo sangue suficiente, colocando você em risco de um derrame. A doença da artéria carótida é frequentemente o resultado de uma dieta pobre, sedentarismo, hipertensão, história de tabagismo, diabetes e uma história familiar de doença da artéria carótida.
Arteriosclerose
Assim como com qualquer outra artéria, a carótida artérias podem desenvolver arteriosclerose. Esta condição é uma doença crônica caracterizada por espessamento e endurecimento incomum das paredes das artérias carótidas. Essas mudanças anormais nas artérias fazem com que elas percam sua elasticidade. Como resultado, as artérias carótidas perdem a capacidade de transportar suficientemente sangue oxigenado para o cérebro. Embora esta condição é semelhante à doença da artéria carótida, não pode ser atribuída a qualquer estilo de vida específico ou causas genéticas. Carotidínia Carotidínia ocorre quando as artérias carótidas se tornam dilatadas ou distendidas em um ou ambos os lados. Carotidynia pode classificar-se em três tipos: clássico, enxaqueca e arteriosclerótica. Todas as três categorias da condição envolvem dor ou sensibilidade em uma ou ambas as artérias carótidas; a dor é freqüentemente sentida no pescoço, face, orelha ou cabeça. O seio carotídeo também pode estar aumentado. A dor associada à carotidínia é agravada pela mastigação e deglutição, e ocorre mais frequentemente durante o tempo frio. Infelizmente, pouco se sabe sobre a causa da carotidinia e ela é freqüentemente diagnosticada erroneamente como amigdalite ou outras condições do pescoço.
Tratamento
Uma variedade de tratamentos está disponível para essas condições nas artérias carótidas; o tratamento adequado depende da condição real e da taxa em que progrediu. Se o paciente está sofrendo de doença da artéria carótida ou arteriosclerose, o médico provavelmente renunciará à cirurgia se o bloqueio for inferior a 50%. Nesse caso, medicamentos anticoagulantes provavelmente serão prescritos, juntamente com mudanças no estilo de vida do paciente. No entanto, se o bloqueio for maior que 50%, geralmente é necessária a cirurgia para remover a placa ou colocar um stent dentro da artéria. A carotidinia é frequentemente tratada com medicamentos anti-inflamatórios, que ajudam a relaxar as artérias carótidas, aliviando a dor.