As telhas, que também é chamado de herpes zoster, é causada pelo vírus varicela zoster - um membro da família do herpes. No entanto, este não é o tipo de vírus herpes que causa surtos genitais ou orais. A varicela zoster causa primeiramente catapora, geralmente em crianças, embora depois que as lesões da pele tenham cicatrizado, o próprio vírus continua a residir no sistema nervoso. Quando a varicela zoster reativa, não resulta em outro surto de catapora, mas sim uma erupção de herpes. A maioria das pessoas só tem uma erupção cutânea, embora haja algumas que experimentam dois ou três. Enquanto a idade e a saúde precária são fatores que podem desencadear as telhas, ela também pode explodir por razões desconhecidas. Os primeiros sinais de telhas - O primeiro estágio das telhas é o estágio prodômico. Os sinais e sintomas típicos durante este período incluem dor, ardor ou sensação de formigueiro na área da pele, onde a erupção aparece eventualmente. Normalmente, isso é no peito ou nas costas, mas a erupção também pode aparecer em seu abdômen, braço, perna ou área ao redor do rosto. Muitas vezes uma pessoa no estágio inicial de herpes apresenta sintomas da gripe, como calafrios, náusea e diarréia, bem como inchaço dos gânglios linfáticos.
A erupção cutânea -
Três a quatro dias após a fase prodómica, erupção das telhas em erupção. Normalmente, será em apenas um lado do corpo. A erupção é composta de muitas pequenas bolhas aquosas que são mais dolorosas do que coceira; As raízes nervosas que o vírus da varicela atravessa freqüentemente causam uma sensação aguda e pontiaguda meramente na palpação da erupção cutânea. As bolhas se rompem e, eventualmente, sarrema em cerca de cinco dias, com a erupção se resolver depois de duas a quatro semanas.
Complicações pós-telhas
Às vezes, a dor causada por telhas permanece por um longo tempo após a erupção ela desaparece e resulta em uma condição chamada neuralgia pós-herpética, que pode exigir o controle da dor até que os sintomas desapareçam. Complicações mais sérias das telhas podem incluir perda de visão (quando a erupção ocorre ao redor do olho) e problemas neurológicos, como paralisia facial, encefalite e problemas de audição e equilíbrio.
Tratamento de erupção cutânea
As telhas podem curar por conta própria, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, certos medicamentos podem ajudar no processo de cura. Um médico pode prescrever um medicamento antiviral, como Zovirax, Valtrex ou Famvir - os mesmos medicamentos usados para tratar herpes oral e genital - assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de herpes zoster. Para pacientes que experimentam dor extrema, um medicamento para dor narcótico pode ser prescrito. Outras formas de reduzir a dor causada por erupções cutâneas incluem o uso de antidepressivos tricíclicos, anticonvulsivantes e cremes anestésicos tópicos.