casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é a depressão cíclica?

A depressão cíclica é muitas vezes referida como “depressão recorrente”, um tipo de depressão que vai e vem ao longo da vida de uma pessoa. Depressão em si implica sentimentos de indiferença, desesperança e desespero que interfere com a capacidade do paciente para desfrutar de sua vida. Se não for tratada, pode causar danos incalculáveis. A depressão cíclica requer um monitoramento atento porque vai e vem.

A Wiki de Psych Central descreve a depressão como “um estado de depressão severa que persiste por pelo menos duas semanas”. Depressão cíclica ou recorrente significa que pode ir e vir várias vezes ao longo da vida do episódio geral. Psych Central também diferencia tal depressão de outros tipos de transtorno mental, como esquizofrenia ou transtorno bipolar.

Science Daily informa que cerca de 17% de todos os indivíduos dentro dos Estados Unidos sofrerão de depressão maior em algum momento durante suas vidas. Desse número, mais de 50% experimentarão depressão cíclica e 35% experimentarão três ou mais vezes. Assim, muitos psicólogos tratam a depressão de olho nos episódios cíclicos e trabalham para evitar que os sentimentos depressivos se repitam.

Síndrome Pré-Menstrual

O Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) cita uma forma grave de síndrome pré-menstrual (TPM) como causa de depressão cíclica em alguns pacientes. Nos dias que antecedem o início da menstruação, o paciente passa por mudanças hormonais, que podem resultar em sentimentos de desesperança e desespero. Tais sentimentos reaparecem junto com o ciclo menstrual e o risco de depressão aumenta à medida que as mulheres passam pela menopausa. Pesquisa continua nas ligações entre depressão e o padrão cíclico de hormônios no corpo feminino. Doenças conectadas O NIMH também estabelece ligações entre a depressão cíclica e outras condições mentais. Fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de ansiedade e transtorno de pânico podem afetar gravemente a capacidade de funcionamento do paciente e, assim, criar sentimentos recorrentes de depressão. O estresse pós-traumático também cria depressão cíclica; O NIMH afirma que cerca de 40% dos pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) enfrentam depressão em intervalos recorrentes. Doenças físicas graves, como câncer e acidentes vasculares cerebrais, podem envolver também episódios depressivos cíclicos.

Transtorno Afetivo Sazonal

Transtorno Afetivo Sazonal é uma forma de depressão que acompanha o início do inverno, segundo a Mayo Clinic. . A luz solar reduzida pode reduzir os níveis de serotonina no cérebro, e a mudança sazonal geral afeta os níveis de melatonina, que ajudam a regular o ciclo do sono. À medida que os dias ficam mais curtos, o paciente experimenta sintomas clássicos de depressão, incluindo apatia, irritabilidade, insônia e desespero emocional. Ela tende a se repetir a cada ano, tornando-se uma forma de depressão cíclica.