Existem dois tipos de frenectomia, labial e lingual. Ambos os procedimentos acarretam riscos e efeitos colaterais.
Uma frenectomia labial é feita quando o fino pedaço de pele que prende o lábio superior à gengiva superior é forçado e puxa a gengiva para longe dos dentes.
Uma frenectomia lingual é feita quando a porção do músculo e da pele que prende a parte inferior da língua à paleta inferior da boca está conectada muito longe na língua e interfere na fala, na deglutição ou no ato de comer. Cirurgia
Embora a cirurgia a laser seja menos demorada do que a cirurgia invasiva, ainda há efeitos colaterais a serem considerados. Pessoas com frenectomia a laser devem permanecer perfeitamente imóveis. A anestesia pode não ser necessária para um adulto nesta situação, se ele puder ficar parado durante o procedimento. Mas se uma criança está passando por este procedimento, a anestesia pode ser sugerida.
Como com todas as cirurgias que exigem o uso de anestesia, as mesmas precauções e riscos devem ser esperados. Algumas pessoas têm uma reação adversa à anestesia. Essas pessoas podem ter efeitos colaterais temporários da anestesia, que incluem tonturas, náuseas e problemas de visão.
Após a cirurgia a laser
Dano nervoso pode existir após a cirurgia. Este dano pode ser na forma de uma ligeira sensação de formigamento em torno da área cirúrgica, a dormência total da área. Os danos nos nervos nesta área podem ser apenas temporários, e após algumas semanas, as sensações na área podem aumentar. Em raras ocasiões, o dano do nervo persiste, e a sensação ao redor da área da cirurgia não é recuperada. Frenectomia com Bisturi
Usar um bisturi em vez de laser durante esta cirurgia terá mais efeitos colaterais. Ter este procedimento realizado com um bisturi também levará mais tempo para ser concluído pelo cirurgião. A cirurgia a laser sela os vasos sangüíneos à medida que as incisões são feitas. Quando um bisturi é usado, o cirurgião deve lidar com sangramento excessivo, como a cirurgia está ocorrendo.
Após a cirurgia de bisturi
Após a cirurgia é realizada com um bisturi, pontos são colocados dentro Um efeito colateral de Pontos é a possibilidade de que eles saiam antes que a ferida seja curada. Se isso acontecesse, seria necessária uma visita de emergência ao cirurgião. Pontos também devem ser cuidados e mantidos limpos o tempo todo até que a ferida cicatrize. Fazer pontos também deixa partes da ferida abertas, o que torna a ferida suscetível a germes, potencialmente causando infecção. Há também um tempo de cicatrização mais longo envolvido com pontos do que com cirurgia a laser.
Riscos de Cirurgia
Riscos e efeitos colaterais acompanham todas as cirurgias. Algumas pessoas podem ter todos os efeitos colaterais, enquanto outras não têm nenhum problema. Efeitos colaterais como hematomas, inchaço e sensibilidade são comuns. Se sangramento, inchaço excessivo ou vermelhidão aparecerem em ou ao redor da área cirúrgica, entre em contato com seu cirurgião ou médico para obter mais instruções.