casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Qual é a fórmula para o cálculo da pressão arterial?

A pressão arterial é a pressão do sangue circulante contra as paredes dos vasos sanguíneos. Essa medida, que geralmente é feita usando um estetoscópio, um medidor de pressão e uma braçadeira inflável ao redor de um braço, fornece um indicador rápido da saúde de uma pessoa. As braçadeiras de pressão arterial devem ser adequadamente aplicadas e infladas para que as leituras da pressão sejam precisas.

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio - escrita como mmHg - porque, historicamente, os cálculos da pressão arterial foram feitos usando uma coluna. de mercúrio deslocado pela pressão gerada pelo batimento cardíaco e medida em milímetros. Hoje, as máquinas digitais de pressão arterial são capazes de calcular com precisão a pressão arterial automaticamente.

Pressão arterial sistólica A pressão arterial sistólica mede o quão difícil o ventrículo esquerdo do coração se contrai para circular o sangue através do corpo. Pressão arterial adulta normal é 120/80, onde o primeiro (primeiro) número é a pressão sistólica.

Pressão Arterial Diastólica

A pressão arterial diastólica mede a pressão nos vasos sanguíneos quando as câmaras do coração estão relaxadas e enchendo de sangue. Na pressão normal de um adulto de 120/80, a diástole é o número de fundo (segundo).

Pressão Arterial

Calcule a pressão arterial (PA) multiplicando o débito cardíaco (CO) pela resistência vascular ( VR): (Ref 1)

BP = CO x VR

O débito cardíaco é a taxa de fluxo sanguíneo produzida pelo coração. Resistência vascular é a resistência dos vasos sanguíneos ao fluxo sanguíneo, que é afetado pelo volume sangüíneo e pelo tamanho dos vasos sanguíneos.

Pressão Arterial Média da pressão arterial

A pressão arterial média (PAM) é calculada pela equação: MAP = [(2 x diastólica) + sistólica] /3

A PAM mede a pressão arterial média durante todo o ciclo cardíaco da sístole e da diástole. Como o coração passa duas vezes mais tempo na diástole, enquanto as câmaras se enchem de sangue, a diástole conta duas vezes mais do que a sístole, quando as câmaras se contraem.

Os valores normais da pressão arterial média para os adultos estão entre 70 e 110. MAP cai abaixo de 60, o coração, cérebro e rins não receberão sangue suficiente e oxigênio para funcionar.

Considerações

O coração, cérebro, rins, hormônios e sistema nervoso trabalham juntos para regular a pressão arterial. Se a pressão arterial estiver muito baixa ou alta, pode resultar em insuficiência cardíaca ou renal. A pressão arterial normal em repouso para adultos é sistólica (número superior) menor que 120 mmHg e diastólica (número inferior) menor que 80 mmHg. Pressões sanguíneas consistentemente baixas ou altas podem ser corrigidas com medicação ou mudanças na dieta e no exercício.