Medicamentos orais
Existem muitos medicamentos que não são especificamente destinados ao tratamento de aftas, mas funcionam bem para aliviar sintomas, como o Tagamet. Os esteróides orais, como a prednisona, também podem ser prescritos para tratar úlceras na boca quando outros tratamentos falharam. O tratamento com esteróides envolve muitos efeitos colaterais e não é considerado um tratamento seguro a longo prazo, sendo, portanto, geralmente usado como último recurso. Debacterol é uma medicação oral que quimicamente cauteriza as lesões e geralmente cura as feridas dentro de uma semana. Pastas tópicas que estão disponíveis através de prescrição e over-the-counter podem ser aplicadas logo que uma úlcera aparece para aliviar a dor e acelerar a cicatrização. Boca Rinses
Leite de magnésia pode ser usado como um enxaguatório bucal para revestir as feridas e fornecer um alívio instantâneo de resfriamento. Faça uma boca enxaguar de duas onças de peróxido de hidrogênio, duas onças de água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio e sal. Lave a boca várias vezes por dia com esta solução, mas não engula. Diz-se que este é um dos remédios caseiros mais eficazes para o tratamento de úlceras na boca. Seu médico pode prescrever um enxágue que contenha a dexametasona esteróide para reduzir a dor e a inflamação. Este enxágüe pode causar aftas e pode permanentemente descolorir os dentes, se usado por muito tempo.
Tratamentos alternativos
Antiácidos podem ajudar a aliviar a acidez na boca, o que ajuda a aliviar a dor de uma úlcera na boca. Misture uma colher de chá de casca de groselha indiana e mel. Aplique esta pasta diretamente nas áreas infectadas várias vezes por dia para ajudar a acelerar a cicatrização. Gargare uma colher de chá de sementes de coentro com um copo de água ou copos de água quente e fria. Você também pode beber chá de sálvia várias vezes por dia para ajudar a curar ou aplicar um saquinho de chá diretamente na ferida para reduzir o inchaço e proporcionar alívio instantâneo.