casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que significa um SGOT alto em um teste de função hepática?

Um teste de função hepática (LFT) é feito para detectar, diagnosticar, avaliar e monitorar a presença de doença hepática e /ou dano. Existem várias condições e danos diferentes que podem afetar o fígado. Os resultados de uma LFT que estão fora do intervalo normal podem ou não significar que você tem doença ou dano no fígado, mas como a doença hepática às vezes não tem sintomas, o teste é vital.

Um teste de função hepática é feito retirando sangue do braço e analisando-o. Seu médico pode exigir que você jejue antes do teste e evite tomar certos tipos de medicação. Um LFT verifica a presença e os níveis de certas enzimas e proteínas no sangue. Quão alto ou baixo os níveis podem indicar um problema com o fígado.

O teste SGOT

O teste SGOT (transmutase sérico glutâmico-oxalacético), também conhecido como teste AST, mede a quantidade de um enzima proteica chamada transaminase glutâmico-oxalacética que ocorre no seu sangue. Esta enzima é normalmente encontrada no fígado, músculos do coração, músculos e glóbulos vermelhos. Quando essas células sofrem danos, elas liberam essa enzima proteica em seu sangue.

Os níveis de SGOT são medidos para ver como o fígado, rins, coração, pâncreas, músculos e glóbulos vermelhos estão funcionando, e se os medicamentos tomados pode representar um risco para a função hepática.

Níveis normais de SGOT

Os níveis normais de SGOT para a maioria dos adultos variam de 0 a 35 unidades por litro. Mas mesmo se o seu nível SGOT é normal, você ainda pode precisar de mais testes, especialmente se você está sendo testado para a hepatite C, que às vezes pode mostrar um nível normal de SGOT. SGOT que é levemente elevado é uma razão para mais testes, um nível elevado de SGOT no sangue pode indicar danos no fígado.

O que pode causar um nível alto SGOT?

Causas para um nível alto SGOT pode incluir infecção, hepatite viral, mononucleose, doença da vesícula biliar, a presença de toxinas de drogas ou álcool e câncer. Pode também indicar lesão muscular de uma queda ou lesão, ou uma doença muscular, como polimiosite ou distrofia muscular. E isso pode indicar problemas nos rins, coração ou pâncreas, ou um colapso dos glóbulos vermelhos.

Um SGOT elevado também pode refletir certos medicamentos que você toma, incluindo certos medicamentos redutores de colesterol, antiinflamatórios, anti -medicamentos fúngicos e alguns antibióticos (eritromicina).

Lidando com um nível alto de SGOT

Um nível alto de SGOT exigirá mais testes. Para diagnosticar corretamente muitas condições do fígado, seu médico precisará de um espectro completo de testes de função hepática.