As estatísticas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças informam que cerca de 5 milhões de americanos sofrem de insuficiência cardíaca, com mais de 500.000 novos casos aparecendo a cada ano. Doença arterial coronariana, hipertensão arterial e diabetes são as principais causas de fraqueza na função cardíaca. Até o momento, não há cura conhecida; no entanto, há passos que podem ser dados para melhorar essa condição.
"Insuficiência cardíaca" é o termo médico usado para indicar a presença de um coração fraco. Este termo refere-se à incapacidade do coração de circular o sangue através do corpo. O fluxo sangüíneo é mais lento que o normal, o que coloca mais pressão no coração do que o normal. A circulação sanguínea mais lenta significa que as células do corpo não recebem o oxigênio e os nutrientes necessários para o funcionamento normal. Essa pressão adicional no coração faz com que suas câmaras se tornem mais espessas, ou o coração se expandirá para que possa conter mais sangue. Se esta condição persistir, os músculos que compõem as paredes do coração enfraquecerão.
Causas
Várias condições podem causar ou contribuir para um coração fraco. Distúrbios que sobrecarregam os músculos do coração, como pressão alta, doença da tireóide, doença renal ou diabetes podem causar a deterioração gradual ao longo do tempo. A doença arterial coronariana (DAC) - uma condição provocada por um estreitamento das artérias - é outra condição que faz com que o coração trabalhe mais do que o normal. Artérias estreitas impedem que o oxigênio e os nutrientes necessários cheguem ao coração. Além disso, o coração tem que exercer uma força extra para mover o sangue através dessas passagens estreitas.
Sintomas
Os sintomas associados a um coração fraco são relativamente fáceis de detectar. Células que não recebem fluxo sangüíneo suficiente começam a se decompor devido à falta de oxigênio e nutrientes. Quando isso acontece, os fluidos contidos nos vasos sangüíneos começam a penetrar nos tecidos adjacentes. Isso pode causar inchaço nos tornozelos e pernas e retenção de água por todo o corpo. O excesso de fluidos também pode se acumular nos pulmões e no trato digestivo, causando falta de ar e perda de apetite. A incapacidade do coração de fazer circular o sangue para os músculos deixa o corpo cansado e enfraquecido, dificultando as tarefas diárias.
Testando para um coração fraco
Existem vários testes usados para determinar quão bem um o coração está funcionando. Seu médico pode pedir um teste de estresse cardiovascular para ver se o coração recebe sangue suficiente durante o estresse ou atividade. Testes de ecocardiograma são realizados para verificar o fluxo sanguíneo e medir a função da válvula. Uma imagem multi-gated pool de sangue, ou MUGA scan, é usado para avaliar a força do coração em termos de quão bem ele bombeia o sangue através de suas câmaras. Um teste de estresse cardiopulmonar verifica como seus pulmões e coração se exercitam durante o exercício.
Prevenção
Até o momento, não há cura conhecida para a insuficiência cardíaca, mas existem passos que podem ser tomados para evitar um enfraquecimento coração ficando mais fraco. Dieta e exercício são as formas mais eficazes de afastar mais problemas. Uma dieta baixa em colesterol pode reduzir o acúmulo de colesterol no sangue e evitar o bloqueio nas artérias. Uma rotina regular de exercícios trabalha para fortalecer o músculo cardíaco e reduz o estresse geral e a tensão no corpo. Qualquer peso extra também sobrecarregará o coração, por isso é importante comer corretamente e exercitar-se para manter um peso corporal normal.