As telhas, também conhecidas como herpes zoster, são vírus contagiosos que normalmente ocorrem durante a vida adulta. O nome zoster é a palavra grega para cinta ou cinto, e esse nome foi dado a ela porque a erupção está freqüentemente em uma faixa ou pequena área do corpo. As telhas normalmente só ocorrem uma vez na vida e são mais comuns entre as pessoas que já tiveram o vírus da catapora, ou com o sistema imunológico debilitado.
História Antiga
Incidentes registrados de telhas por mais de 100 anos anos. Acredita-se que, embora os primeiros casos de herpes zoster tenham mais de 250 anos, é difícil dizer quantos houve, porque a erupção cutânea foi confundida com a erupção presente na varíola e varicela. Foi apenas em 1767 que o cientista William Heberden foi capaz de distinguir as telhas da varíola.
Telhas e catapora conexão em
Em 1888, foi sugerido pelo médico vienense Jonas Von Bokay que o vírus das telhas eo vírus da catapora Isso porque outros médicos relataram casos de catapora nos filhos de pacientes com herpes zoster. No entanto, não foi até um estudo realizado por Thomas Weller em 1953 que essa conexão entre os dois foi confirmada em condições de laboratório.
Telhas no século 20
Opinião popular na primeira parte do século 20 foi que as telhas era uma condição dolorosa, mas não fatal, com poucas complicações durante o tratamento. No entanto, durante as décadas de 1940 e 1950, estudos mostraram que as telhas constituíam uma ameaça para aqueles que eram imunossuprimidos - pessoas que tinham o sistema imunológico diminuído como parte do tratamento de uma doença - e os idosos, cujo sistema imunológico estava declinando naturalmente.> Sintomas
Os primeiros sintomas das telhas não são exclusivos da doença. Estes podem ser tão vagos como dores de cabeça, tontura e aversão a luzes brilhantes, mas ao contrário de outras doenças, não há febre. Prurido ocorre após um ou dois dias, e a erupção aparecerá no local da coceira logo em seguida. A erupção será extremamente dolorosa ao toque e a erupção evoluirá para bolhas. A erupção de telhas é única, por isso é muito fácil para um médico para diagnosticar a doença.
Não há cura direta para as telhas; no entanto, existem medicamentos destinados a reduzir seus efeitos e atenuar a dor das erupções das telhas. A medicação antiviral ajuda a prevenir que a doença piore e reduz o risco de desenvolver dor crônica e outras complicações da doença.
Os cremes analgésicos e os analgésicos de venda livre funcionam bem para limitar a dor causada pela erupção cutânea. , enquanto os antibióticos que são esfregados na pele ajudam a reduzir a chance de ter a erupção cutânea infectada.