Como o ar frio afeta os músculos e articulações
Os meses mais frios geralmente trazem com eles pressão barométrica mais baixa. O gás se expande quando aquecido e se contrai quando resfriado, então a temperatura do ar mais baixa faz com que o ar se contraia e resulte em menor pressão. A pressão de ar mais baixa pode fazer com que o tecido mole ao redor de suas articulações se expanda em resposta e viole as articulações, o que pode causar dor que irradia para os músculos. Os músculos também se contraem em climas mais frios e são mais propensos a cãibras e espasmos que geram dor, e é por isso que as sessões de aquecimento e alongamento são tão importantes para treinar em temperaturas mais baixas. Como o ar frio afeta as condições pré-existentes? Pacientes com fibromialgia e pacientes com artrite são freqüentemente mais suscetíveis aos efeitos do clima frio, porque suas articulações e músculos já estão sentindo dor, de modo que as mudanças na temperatura e no clima exacerbam as condições e os problemas que já têm. Como os portadores de artrite já têm articulações inchadas, quando o tecido mole se expande em torno das articulações, causa mais pressão e dor do que com alguém com articulações e músculos saudáveis.
Como o ar frio pode afetar indiretamente os músculos e articulações
Embora seja um mito que o ar frio provoca resfriados e gripes, existem algumas maneiras indiretas de que o ar frio pode torná-lo mais propenso a contrair uma febre e as dores musculares que o acompanham. O ar frio pode fazer com que o seu mucas engrosse o nariz e a pele do nariz seque. À medida que fica mais seco, é menos eficaz na filtragem de vírus e isso o torna mais suscetível a doenças. Uma vez que você adoeça, seu corpo eleva sua temperatura interna para criar inflamação em um esforço para expulsar o vírus de seu corpo e a inflamação que é uma parte de sua resposta imunológica freqüentemente resulta em dores musculares. As pessoas também são geralmente menos ativas em climas mais frios e passam mais tempo dentro de casa em ar viciado que pode conter vírus, o que contribui para maiores incidências de doenças, febre e dores musculares.
Prevenção
Para evitar dores musculares em climas mais frios, sempre estique e faça uma sessão de aquecimento para deixar seu corpo solto e pronto antes de fazer qualquer coisa extenuante no ar frio. Mantenha-se aquecido usando camadas de roupa para tentar evitar que os músculos se contraiam no frio e pratique bons hábitos de saúde em geral para evitar que fique doente.