casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que acontece se a vacina contra varicela for administrada por via intramuscular?

A varicela, ou catapora, geralmente tem sintomas leves, mas pode causar complicações sérias para bebês e adultos. Desde que a primeira vacina contra varicela foi licenciada em 1995 nos Estados Unidos, a vacinação de rotina reduziu significativamente o número de casos de varicela e hospitalizações e mortes relacionadas.

Uma vacina viva atenuada contra vírus

A vacina contra varicela é produzida a partir de uma forma atenuada ou enfraquecida do vírus varicela zoster, o organismo causador da varicela.

Recomendações do ACIP

O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP) recomenda que os profissionais de saúde sempre administrem vacinas de acordo com o rota, local, dose e número de doses recomendadas pelo fabricante da vacina.

Rota de Injeção

Vacinas vivas atenuadas, que incluem vacinas contra varicela, sarampo, caxumba e rubéola, devem ser injetadas por via subcutânea, ou sob a pele.

Injeção intramuscular

Quando a vacina contra a varicela é erroneamente administrada por via intramuscular ou no músculo, em vez de subcutânea, o ACIP recomenda que essa dose seja considerada alid. Embora a vacina não tenha sido administrada de acordo com as recomendações, o paciente não precisa de uma dose repetida para ser protegido.

Reportar Erros

A pessoa que administrou a vacina deve relatar o erro ao Institute for Safe Medication Practices (ISMP), uma organização de segurança do paciente certificada pelo governo federal que monitora erros de medicação e faz recomendações para evitar erros futuros.