Se você está tomando um antidepressivo chamado Effexor (venlafaxina), você sabe que é um Inibidor da Recaptação de Serotonina e Norepinefrina (SNRI) usado para tratar depressão, distúrbio de ansiedade generalizado ou socializado, ou transtorno do pânico. O seu médico ou farmacêutico deve ter explicado que Effexor precisa ser engolido inteiro e tomado com um copo cheio de água e comida aproximadamente à mesma hora todos os dias. Se você está tentando decidir se é melhor tomar Effexor de manhã ou à noite, há algumas considerações importantes.
Se Effexor faz você com fio ou cansado
Em algumas pessoas, Effexor faz com que tais efeitos colaterais como insônia e sonhos anormais. Se esta é a sua reação ao medicamento, tome-o pela manhã, para que esses efeitos colaterais tenham desaparecido antes de dormir.
Para outros, Effexor pode ter um efeito sedativo, causando sonolência durante o dia. Alguns médicos recomendam tomá-lo à noite para que você possa dormir com os efeitos do cansaço.
Você pode ter que experimentar tomar Effexor de manhã e à noite para ver qual hora do dia funciona melhor para você. Se você está tomando outros medicamentos com Effexor
Seu médico pode recomendar tomar Effexor de manhã ou à noite para evitar a interação medicamentosa. Alguns remédios - incluindo medicamentos sem receita, vitaminas e suplementos fitoterápicos e nutricionais - podem afetar o funcionamento do Effexor. Uma condição potencialmente fatal chamada síndrome da serotonina também pode ocorrer quando o Effexor é tomado com outros medicamentos que afetam a serotonina. Informe o seu médico se estiver a tomar medicamentos usados para tratar enxaquecas, inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRs), inibidores da recaptação da serotonina-noradrenalina (ISRNs), lítio, tramadol, erva de São João, IMAOs (incluindo linezolida, um antibiótico) e suplementos de triptofano.
Lembre-se de tomar Effexor todos os dias -
Se você tomar Effexor com café da manhã ou jantar, o mais importante é que você tome consistentemente todos os dias para obter o maior benefício com a menor quantidade de efeitos colaterais. Os sintomas de descontinuação - como desconforto físico, alterações no humor ou distúrbios sensoriais - podem ocorrer mesmo depois de você pular apenas algumas doses. Se pretender parar de tomar Effexor, o seu médico irá recomendar como diminuir gradualmente a sua dose diária. Com segurança "afinando" a dose em questão de semanas ou meses, ajuda a minimizar os sintomas de descontinuação.