O fígado é crucial para a saúde total do corpo, realizando mais de 400 funções por dia, de acordo com o Departamento de Cirurgia da Universidade do Sul da Califórnia. Uma de suas principais funções é a desintoxicação do corpo e responsável pelo metabolismo do álcool, daí sua extrema vulnerabilidade ao abuso do álcool. Um fígado danificado não pode proteger o corpo de outros efeitos do álcool.
Inflamação da pele vermelha Como um fígado anormal não pode remover adequadamente toxinas e resíduos, não pode reter ou distribuir adequadamente vitaminas e nutrientes, e não pode metabolizar adequadamente a gordura ou açúcar para circulação normal do sangue, ocorrem efeitos visíveis de vermelhidão e inflamação na pele. Estes efeitos são comuns na pele das palmas das mãos e plantas dos pés.
Itchiness
Comichão na pele, ou prurido, é uma consequência da ingestão excessiva de álcool e doenças do fígado. Isso ocorre devido à desidratação e ressecamento, má circulação sanguínea e formação de nódulos de gordura na pele, devido à incapacidade do fígado de metabolizar adequadamente a gordura.
Hives
O alcoolismo e o mau funcionamento do fígado afetam o sistema nervoso, superaquecimento do corpo e afetando os níveis normais de açúcar no sangue, muitas vezes resultando em urticária. Colmeias são erupções vermelhas, esburacadas que vêm e vão por períodos variáveis de tempo e, muitas vezes, aparecem nas áreas mais sensíveis da pele, como o tórax e antebraços.
Flushed Facial Skin
Uma aparência facial ruborizada é comum em pessoas que bebem muito e especialmente naquelas com doença hepática, porque a pele apresenta mais vasos capilares e vasos sanguíneos quebrados. Isso ocorre porque o sangue carece de nutrientes e oxigênio e "alcança" a superfície da pele.
Icterícia
A icterícia é outro efeito do alcoolismo e doença hepática e é caracterizada pela pele amarela.