A icterícia fisiológica e patológica resulta em uma coloração amarela na pele, no branco dos olhos e nas mucosas, mas é causada por diferentes condições.
Icterícia fisiológica
Quando a icterícia ocorre em um bebê saudável, considera-se icterícia fisiológica. A maioria dos bebês tem um grau de icterícia após o nascimento, porque seu fígado é incapaz de processar a bilirrubina.
Icterícia Patológica
A icterícia patológica pode ocorrer em crianças ou adultos e é o resultado de icterícia que apresenta um risco para a saúde seu grau ou causa.
Causas
Com icterícia fisiológica, os recém-nascidos são muitas vezes incapazes de processar a bilirrubina em seu sistema após o nascimento. Quando altos níveis de bilirrubina se acumulam, um efeito amarelamento pode ocorrer.
Causas subjacentes da icterícia patológica incluem: incompatibilidades sanguíneas, doenças do sangue, síndromes genéticas, hepatite, cirrose, obstrução do ducto biliar, outras doenças do fígado, infecções ou medicamentos . Além disso, aplica-se a recém-nascidos com icterícia exagerada por desidratação, prematuridade, parto difícil ou por outros motivos.
Tratamento
A icterícia fisiológica geralmente desaparece por conta própria. No entanto, em casos mais graves, a fototerapia pode ser recomendada para ajudar a quebrar a bilirrubina.
Na icterícia patológica, as causas subjacentes da icterícia são tratadas e, uma vez corrigidas, a icterícia desaparece. br>
Se suspeitar que você ou seu filho tenha icterícia, entre em contato com o seu médico para garantir testes, diagnósticos e tratamento corretos.