Seios - orifícios no crânio e ossos faciais revestidos por membranas que secretam muco - ajudam a evitar que irritantes e alérgenos sejam inalados pelo sistema respiratório. Doenças dos seios maxilares (também chamada de sinusite maxilar ou simplesmente sinusite) são as mais comuns de todas as infecções sinusais devido à sua localização e estrutura. Ainda, a doença do seio maxilar é relativamente fácil de tratar, uma vez que você reconhece os sintomas.
O seio maxilar
A doença do seio maxilar é uma infecção que afeta a cavidade do seio maxilar, uma das quatro cavidades nasais em sua cabeça . É também o mais vulnerável à infecção devido à sua localização e padrão de drenagem. A cavidade do seio maxilar é encontrada abaixo dos olhos, em ambos os lados do nariz. Muco do seio maxilar drena para cima, para a cavidade nasal e, portanto, drena melhor quando você se inclina para frente com a cabeça para baixo.
Causas
Seu seio maxilar pode ficar doente ou infectado por causa de um bloqueio no óstio, a abertura através da qual o muco flui do seio maxilar. Se você tem um dente infectado perto da área, as bactérias ou fungos podem encontrar o caminho através da conexão da boca e cavidade nasal, até a área do seio maxilar. Um resfriado comum ou suas alergias normais podem colocá-lo em risco para este tipo de sinusite.
Sintomas
Existem vários sinais de uma doença do seio maxilar. A congestão nasal é comum, assim como a dor de cabeça ou a febre. A secreção nasal também aumenta quando você tem doença sinusal maxilar, até mesmo no fundo da garganta. Você também pode experimentar gotejamento pós-nasal ou secreção nasal excessiva quando inclina a cabeça para a frente. Além disso, a doença do seio maxilar pode se manifestar como dor ou sensibilidade perto das cavidades nasais em torno de suas bochechas ou mandíbula, ou dor de dente.
Antiinflamatórios e descongestionantes são a forma mais comum de tratar doença do seio maxilar. Seu médico também pode aconselhá-lo a usar uma compressa quente na área para aliviar o acúmulo ou bloqueio. Para casos mais graves, o seu prestador de cuidados de saúde pode remover o acúmulo ou bloqueio através de irrigação nasal com uma seringa de água morna salgada. Para o pior cenário, você pode precisar de cirurgia oral, mas isso é muito raro.
Prevenção
Prevenir a doença do seio maxilar fortalecendo o sistema imunológico. Uma dieta equilibrada e rotina de exercícios faz maravilhas para ajudá-lo a lutar contra qualquer infecção, incluindo todos os tipos de sinusite. Você também deve limitar sua exposição a alérgenos ambientais ou pessoas com gripes ou resfriados contagiosos. Além disso, pratique uma boa higiene oral para evitar que infecções na boca se espalhem para o seio maxilar. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use um enxaguatório bucal antibacteriano.