A mucosa é uma membrana secretor de muco (lubrificante) que reveste o trato digestivo, incluindo o cólon e o reto. O reto é a última parada antes das fezes, o que resta após a digestão, é excretado. A mucosa eritematosa ocorre quando a mucosa fica vermelha devido ao aumento do fluxo sanguíneo, geralmente como parte de um processo inflamatório. O tipo mais comum de mucosa eritematosa do reto, a proctite, pode ser causada por doenças sexualmente transmissíveis, doenças inflamatórias intestinais, outras infecções ou radioterapia.
Sinais e Sintomas
Sinais e sintomas da mucosa eritematosa de o reto ou a proctite incluem sensação de plenitude retal, evacuações frequentes e urgentes, sangramento do reto, diarreia com sangue, incapacidade de evacuar, dor no reto, dor no lado esquerdo do abdome, excreção de muco o reto, dor na eliminação e febre com duração superior a dois dias. Tipicamente, os sintomas de proctite não pioram com o tempo.
Causas da mucosa eritematosa de reto.
Doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes genital e clamídia, e infecções causadas pela ingestão de alimentos contaminados com salmonela, shigella e campylobacter. causar proctite irritando o revestimento do reto. A doença de Crohn, a colite ulcerativa, a síndrome do intestino irritável, a diverticulite e outras doenças inflamatórias intestinais também podem irritar o cólon e o reto. A radioterapia para câncer na área do reto pode levar à proctite imediatamente após o tratamento ou até mesmo anos depois.
Diagnosticando a mucosa eritematosa do reto -
Testes iniciais de diagnóstico provavelmente incluirão um exame de sangue e fezes para procurar para sinais de infecção ou inflamação. O médico provavelmente também realizará uma colonoscopia, onde um escopo iluminado é inserido no cólon para inspecionar o revestimento do reto e do cólon. Durante a colonoscopia, uma pequena amostra de tecido da mucosa (biópsia) pode ser removida para posterior análise. O médico também pode querer um raio-X abdominal ou um enema de bário radiografia do cólon. Tratamento Os esteróides inicialmente reduzem os sintomas de irritação no reto. Esteróides não podem ser usados por longos períodos por causa do risco de osteoporose e outros efeitos colaterais. O acetaminofeno é útil para a dor. A aspirina e outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs) não podem ser tomados porque podem irritar as membranas já inflamadas. Medicamentos imunomoduladores podem ser prescritos para sintomas graves. Essas drogas diminuem a resposta do sistema imunológico e acalmam a irritação da mucosa. Eliminar alimentos que pioram os sintomas. Para doença grave, sem resposta, pode ser necessária uma colostomia ou remoção do cólon.
Viver com a mucosa eritematosa do reto
Muitas vezes não há cura para essa condição. Mesmo que a infecção seja a causa e seja tratada com sucesso, os danos no revestimento da mucosa podem ser permanentes. Embora os sintomas tendam a se intensificar periodicamente, em vez de permanecerem constantes, os surtos são imprevisíveis. Conselheiros e grupos de apoio podem fornecer habilidades de enfrentamento e reforço emocional.