O propano é um gás muito versátil usado para aquecimento, cozimento e até mesmo combustível para carros. No entanto, o envenenamento por propano é um sério risco à saúde. Se for inalado, o gás pode causar uma variedade de sintomas imediatos e danos a longo prazo. Se você estiver usando propano, sabendo que os sintomas da inalação podem avisá-lo de um vazamento.
Propano
O propano é um gás que é transportado como um líquido ou vapor dentro de recipientes selados. É o gás liquefeito de petróleo mais comum, atendendo a 4% das necessidades energéticas totais dos Estados Unidos. Quando usado, o propano é liberado na forma de vapor a partir de um recipiente, e depois queimado como combustível para vários usos. Uma vez que é inodoro, por si só, um odor artificial foi adicionado para alertar as pessoas de um vazamento.
Intoxicação Sintomas
Inalar propano é extremamente perigoso. Quando inspirado, os sintomas podem variar muito. Se você estiver por perto, esteja alerta para uma variedade de sinais. Você pode experimentar efeitos imediatos, como tontura, tosse, náusea, vômito, irritação da pele, febre, nervosismo, batimento cardíaco irregular, dor ou dormência nas extremidades e fraqueza.
Primeiros Socorros
Se você ou alguém mais mostra sintomas de envenenamento por propano, procure ajuda médica imediatamente. No caso de inalação, vá para o ar fresco imediatamente e veja se os sintomas melhoram. Se não houver melhora rápida, ligue para 9-1-1. Se o gás propano tiver entrado em contato com os olhos ou a pele, lave-o com água por quinze minutos ou mais. Se o propano tiver sido ingerido, consuma imediatamente água ou leite, a menos que haja sintomas como vômitos, convulsões ou qualquer outra coisa que dificulte a deglutição. Não induzir o vômito, a menos que um especialista em saúde ou um centro de controle de envenenamento lhe diga para fazê-lo.
Tratamento O tratamento varia dependendo da gravidade da exposição ao gás propano e da rapidez com que a vítima recebe ajuda médica. Envenenamento por propano menor causará pequenos problemas como dores de cabeça. No entanto, a exposição prolongada pode levar a coma, derrame ou morte. No hospital, os sinais vitais do paciente serão testados e o oxigênio poderá ser administrado. Exames de sangue revelarão com maior precisão a gravidade do envenenamento.
, , ] ]