Medido em milímetros de mercúrio, a pressão sanguínea é ideal para medidas acima de 90/60 e menor que 120/80. Se a pressão arterial ficar mais alta ou mais baixa do que isso com o passar do tempo, ela é considerada uma pressão alta ou baixa crônica e pode ter poucos sintomas, se houver algum. Se a pressão arterial estiver muito acima ou abaixo do normal, ou se você tiver sintomas agudos associados à pressão arterial, procure atendimento médico imediato em um hospital.
Pressão sangüínea baixa
Pressão arterial baixa, também chamado de hipotensão, muitas vezes sinaliza um problema médico subjacente, especialmente se ele cair abruptamente. Os sintomas da pressão arterial baixa incluem náuseas, desmaios, visão embaçada, pele fria e fadiga. Algumas condições, como a desidratação e a gravidez, causam uma pressão sanguínea moderadamente baixa, o que geralmente não é motivo de preocupação. Pressão arterial de algumas pessoas normalmente é baixa. Vá para o hospital se a pressão arterial baixa ocorrer de repente, como resultado da perda de sangue. Em alguns casos, uma queda drástica da pressão arterial após um choque de sinais de lesão, que pode causar a morte em um curto período de tempo, se não tratada. Procure atendimento médico imediato ou vá ao hospital se tiver uma queda acentuada da pressão arterial após tomar a medicação ou durante uma reação alérgica. Se a sua pressão arterial cair de forma drástica e rápida enquanto estiver com febre, isso pode indicar septicemia, uma condição que requer intervenção médica imediata. Faça uma consulta para conversar com seu médico na sua próxima conveniência se você tiver uma pressão arterial baixa leve que cause desmaios ocasionais ou outros sintomas. A pressão arterial baixa crônica pode sinalizar uma condição médica subjacente, como uma deficiência nutricional ou uma condição rara do sistema nervoso chamada Síndrome de Shy-Drager. Algumas pessoas experimentam pressão arterial mais baixa com mais de 65 anos ou depois de comer.
Pressão alta A pressão arterial elevada, também chamada de hipertensão, ocorre frequentemente ao longo de muitos anos. Enquanto uma condição potencialmente perigosa coloca o paciente em risco elevado de ataque cardíaco e derrame, a maioria das pessoas não apresenta sintomas. Os médicos normalmente encontram pressão alta durante exames de rotina. Uma vez que o médico diagnostique a hipertensão, ela prescreverá medicamentos e mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, para ajudar a aliviar a hipertensão e diminuir o risco de doenças cardíacas, insuficiência renal, derrame e outras complicações potenciais. Vá a um hospital em vez de esperar pela próxima consulta médica se a sua pressão arterial elevada causar sintomas agudos, como uma forte dor de cabeça ou picos acima de 180/110. A pressão arterial acima de 180/110 é considerada uma crise hipertensiva que requer atenção médica imediata. Se você tiver uma confusão súbita, fraqueza de um lado, incapacidade de falar, problemas súbitos de visão ou fraqueza extrema ou tontura, ligue para o 911 imediatamente e vá para um hospital. Esses sintomas podem ser os primeiros sinais de um acidente vascular cerebral.