Existem apenas duas formas autorizadas para o Vicks VapoRub. O primeiro é para tosse e congestionamento, onde é aplicado na área do tórax e pescoço, e o segundo é para pequenas dores musculares e dores, onde é aplicado topicamente para a área afetada. No entanto, as pessoas usam Vicks VapoRub por uma variedade de razões, algumas das quais podem ser perigosas e não são recomendadas.
Toenail Fungus
Enquanto a Proctor and Gamble, a empresa que fabrica o Vicks VapoRub não fez nenhuma de seus próprios testes para determinar se este produto vai curar fungos nas unhas, muitos acham que sim. A idéia de usar Vicks VapoRub como uma cura de fungo de unha já existe há alguns anos como um remédio caseiro. Uma vez que muitos dos medicamentos usados para curar fungos nas unhas podem causar danos ao fígado, não é surpreendente que existam aqueles que experimentariam o Vicks VapoRub. Se uma pessoa quisesse experimentar o Vicks VapoRub para matar o fungo da unha, ele deveria aplicar a pomada várias vezes ao dia na superfície limpa da unha afetada. Dependendo da gravidade da infecção fúngica, pode levar de semanas a meses para matá-la, e ter uma nova unha saudável começa a crescer.
Existem dois perigos associados ao uso do Vicks VapoRub dessa maneira. A primeira é que o fungo do dedo do pé pode piorar enquanto uma pessoa tenta um remédio caseiro, e uma pessoa teria que consultar um médico e usar tratamentos convencionais que agora levarão ainda mais tempo para curar a unha do dedo afetado. A segunda é que, se houver alguma abertura, não importa quão pequena seja, na pele ao redor da unha afetada, uma pessoa pode acidentalmente se envenenar, permitindo que a cânfora do Vicks VapoRub entre na corrente sanguínea. Cânfora é venenosa para os seres humanos.
Umidificador
Outra maneira que Vicks VapoRub é usado é em umidificadores e vaporizadores que são feitos especialmente para usar Vicks VapoRub ou outros produtos de aromaterapia semelhantes. Colocar Vicks VapoRub no compartimento de aromaterapia de um vaporizador ou umidificador aquece os ingredientes e os transporta para o ar onde o doente pode inalá-los. Não há perigo associado ao uso do Vicks VapoRub dessa maneira.
Repele Mosquitos
Outra maneira que o Vicks VapoRub pode ser usado é repelir os mosquitos. A razão pela qual o Vicks VapoRub trabalha para isso é que contém óleo de folha de cedro que é um repelente de insetos natural. Apenas aplique um pouco nos tornozelos, nos cotovelos, nos pulsos internos e no pescoço, e isso ajudará a evitar que os mosquitos mordam. Se uma pessoa esqueceu de colocar o Vicks VapoRub antes de sair, ele ainda poderia colocá-lo em qualquer picada de mosquito resultante. O mentol e a cânfora aumentam a circulação sanguínea e isso quebra o agente anticoagulante que o mosquito injetou quando mordeu uma pessoa. Por sua vez, isso interrompe a coceira. Existe o perigo de usar o Vicks VapoRub desta maneira se você o colocar em uma picada de mosquito, pois isso pode permitir que o Vicks VapoRub entre na corrente sanguínea. Vicks VapoRub não deve ser tomado internamente, e isso inclui através de uma ferida aberta, não importa quão pequena seja, porque a cânfora é tóxica para os humanos se tomada internamente. Por isso, é melhor usar apenas o Vicks VapoRub como repelente de insetos antes de uma pessoa sair, não depois de uma pessoa já ter sido mordida.
Avisos
Vicks VapoRub tem cânfora e cânfora tomado internamente é tóxico para os seres humanos. Isto significa que uma pessoa não deve colocar Vicks VapoRub em hemorróidas, debaixo do nariz, no nariz, na boca, ou dentro ou perto dos olhos, pois isso pode levar o corpo a tomar cânfora internamente e, assim, resultar em envenenamento por cânfora.