A vancomicina é atualmente o “tratamento de último recurso” para uma infecção potencialmente fatal, MRSA, que às vezes não é tratável com outros antibióticos. As bactérias Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) causam infecções em hospitais e outros centros de saúde, como centros de diálise. Nas comunidades, o MRSA pode causar pneumonia grave e infecções de pele.
Novas opções de tratamento para infecções invasivas por MRSA incluem linezolida, daptomicina, tigeciclina e quinupristina /dalfopristina.
Vancomicina
Vancomicina (nome genérico : cloridrato de vancomicina) é um antibiótico geralmente reservado para o tratamento de infecções graves causadas por bactérias Gram-positivas, como MRSA. (Gram é o nome de um médico pesquisador.) Como o medicamento deve ser administrado por via intravenosa e pode ser tóxico para rins e ouvidos, é usado principalmente quando todos os outros tratamentos falham. O uso de vancomicina é comum em pacientes em hemodiálise, de acordo com a National Kidney Foundation, mas pode levar ao desenvolvimento de organismos resistentes, incluindo enterococos resistentes à vancomicina.
A vancomicina é usada para tratar a colite, uma inflamação do intestino causada por certas bactérias que ocorrem após o tratamento com antibióticos. Quando tomado por via oral, não mata as bactérias nem trata infecções em nenhum outro lugar do corpo, exceto os intestinos.
Linezolid
Linezolid, nome comercial: Zyvox, é uma droga aprovada pela Food and Drug Administration ( FDA) para o tratamento de MRSA e outras infecções estafilocócicas. Os desfechos clínicos para pacientes tratados com linezolida são comparáveis àqueles tratados com vancomicina para pneumonia, infecções do trato urinário, infecções complicadas da pele e estruturas da pele, infecções do sítio cirúrgico e certas condições sangüíneas.
O linezolide deve ser usado apenas para tratar infecções que são conhecidas ou fortemente suspeitas de serem causadas por bactérias. Isso ajuda a impedir que as bactérias desenvolvam resistência. Linezolid pode ser administrado como um comprimido, líquido ou por injeção.
Daptomicina
Daptomicina, nome comercial: Cubicin, é um agente antibacteriano aprovado pela FDA que é limitado a organismos Gram-positivos, incluindo o altamente MRSA resistente. Parece destruir as bactérias mais rapidamente que a vancomicina. A daptomicina é usada no tratamento de infecções complicadas da pele. O principal efeito colateral da daptomicina é a dor muscular e fraqueza, que desaparecem quando o tratamento é interrompido.
Tigecilclina
Tigeciclina, nome comercial: Tygacil, é um antibiótico aprovado pela FDA que é usado por via intravenosa para o tratamento de infecções da pele e intestinos causados por bactérias. Ao contrário da vancomicina, a tigeciclina não mata as bactérias, mas evita que elas se multipliquem.
Os efeitos colaterais da tigeciclina incluem náusea, diarréia, vômito e dor de cabeça.
Quinupristina-Dalfopristina
Quinupristina /dalfopristina (nome comercial: Synercid) é uma formulação aprovada pela FDA que combina dois medicamentos antibacterianos que são eficazes juntos no tratamento de infecções causadas por MRSA. Administrado por injeção, seus efeitos colaterais incluem náusea, diarréia, vômito, dor nas articulações /músculos e, raramente, dor no peito.