Aqueles com sistema imunológico enfraquecido são mais suscetíveis à contração de MRSA. Infecções por estafilococos da pele começam como pequenos inchaços vermelhos e muitas vezes se parecem com uma picada de aranha. Muitas vezes deixada sem tratamento nos estágios iniciais, a infecção pode se tornar abscedida e requerer drenagem através de cirurgia ou ferida vac. O MRSA normalmente só infecta a pele, mas, se não for tratado, pode se espalhar para os ossos, a corrente sanguínea, o coração e os pulmões, tornando-se uma infecção fatal. Diagnóstico
O diagnóstico em si leva aproximadamente 48 horas por causa o tempo necessário para o crescimento das bactérias. No entanto, está disponível um novo exame de sangue que fornece resultados dentro de algumas horas. Muitos hospitais estão optando por tratar a MRSA com vancomicina, que é usada no tratamento contra cepas resistentes, no entanto este curso de tratamento nem sempre é eficaz.
MRSA Incubação
Quando as bactérias MRSA começam a se multiplicar, sem erupção é visível na pele e o paciente não terá nenhum sintoma. Depois de um a 10 dias, alguns sinais ou sintomas começarão a aparecer. No entanto, nem todo mundo portador de MRSA é sintomático, o que dificulta impedi-lo de se espalhar para outras pessoas, mesmo em um ambiente hospitalar. Se houver suspeita ou diagnóstico de MRSA, é importante impor isolamento e ter alguém que entre na sala use roupas de proteção, máscara e luvas. O MRSA é altamente contagioso e pode ser disseminado entre indivíduos através de contato pele a pele, itens compartilhados, como toalhas ou copos, e superfícies comuns, como mesas e bancadas. Algumas cepas de MRSA são completamente resistentes a antibióticos. Uma vez que uma pessoa tem MRSA, ela permanece como portadora e pode colocar outras pessoas em risco de contrair a doença. As pessoas podem transportar MRSA por dias, semanas ou até vários anos, durante os quais é possível ter outra infecção ou transmiti-la a outras pessoas.
Reduzindo o risco de MRSA
Existem maneiras de reduzir o risco de transmissão de MRSA, incluindo itens de lavagem regularmente com agentes antibacterianos, lavar roupas separadamente e usar uma máscara. Apesar de tomarem precauções, os médicos geralmente recomendam que as pessoas portadoras de MRSA evitem outros que possam ter um sistema imunológico enfraquecido, incluindo aqueles com doenças, crianças e idosos.