casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quanto tempo leva para a TVP se dissolver?

Coágulos sanguíneos podem se formar em uma veia profunda no corpo. O termo médico é trombose venosa profunda (TVP).

Os coágulos ocorrem quando o sangue se espessa em um ou mais locais e aglomerados de células se formam. Geralmente isso acontece na parte inferior da perna ou coxa. Um ou mais aglomerados podem se romper e atravessar a corrente sanguínea. Se os coágulos bloqueiam os pulmões, isso pode causar um problema sério e resultar em morte. Coágulos na parte inferior da perna são menos propensos a quebrar do que coágulos nas coxas. Enquanto coágulos em uma perna são mais comuns, coágulos podem se formar em outras partes do corpo. Apenas cerca de metade das pessoas que desenvolvem trombose venosa profunda apresentam sintomas. Os coágulos podem nunca causar problemas para alguns que desconhecem sua condição. Se os coágulos se soltarem e viajarem na corrente sanguínea para se alojarem nos pulmões ou no coração, aparecerão sintomas visíveis.

Se notar um início súbito de falta de ar, dor com respiração profunda, ritmo cardíaco acelerado ou você começa a tossir sangue, você precisa procurar atendimento médico imediato.

Se você desenvolver sintomas iniciais de TVP, você notará um inchaço significativo da perna afetada. Ele também pode ficar vermelho e dolorido e pode começar a ficar quente. Assim que você perceber o que está ocorrendo, procure ajuda médica imediatamente para evitar complicações graves.

Diagnóstico

Existem várias maneiras pelas quais a TVP é diagnosticada, mas duas são mais usadas. Um médico examinará sua perna afetada e determinará se o que ela vê provavelmente será o resultado da TVP. Ela irá encaminhá-lo para um técnico de ultra-som para um exame. O ultra-som usa ondas sonoras para criar uma imagem do fluxo sanguíneo. O sangue aglomerado pode ser detectado com este dispositivo. Outro método é a venografia. Um corante é injetado em uma veia e então um raio X é feito. Uma concentração de corante no raio-X pode indicar um coágulo.

O objetivo do tratamento é prevenir a formação de coágulos adicionais, formando e interrompendo a formação de coágulos maiores. Diluentes de sangue, chamados anticoagulantes, são o tratamento primário. A heparina, administrada por injeção, geralmente inicia o tratamento. A heparina é um medicamento de ação rápida usado para diluir o sangue. A varfarina (nome comercial Coumadin) leva vários dias para se tornar eficaz. Quando a varfarina atinge o nível adequado, a outra medicação é interrompida. O tratamento com warfarin geralmente dura de três a seis meses, durante os quais exames de sangue para seu nível são feitos periodicamente.

Coagulação mais séria pode resultar no uso de diluentes de sangue que são mais potentes, mas aumentam a possibilidade de sangramento. Alguns pacientes necessitam de cirurgia para inserir um dispositivo de filtragem.

Tratamento preventivo

Coágulos não são removidos por medicação. Com o tempo, seu corpo geralmente dissolve alguns ou todos os coágulos. No entanto, alguns coágulos podem permanecer por toda a vida. Seu médico pode prescrever meias de compressão para usar durante seis meses a um ano após a interrupção da medicação. O design das meias evita que o sangue se acumule nas suas pernas. Isso ajuda a reduzir a incidência de coagulação adicional.