casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é um osso da sela?

A deformidade do osso da sela começa com uma lombada distinta e muitas vezes dolorosa na parte superior do pé. Conhecido cientificamente como exostose cuneiforme metatársica, esta desordem refere-se a um excesso de acúmulo de osso na arcada. Esta parte do pé é conhecida como a articulação cuneiforme metatársica. A área elevada de acúmulo de osso é às vezes chamada de "osso da sela".

Sintomas

A deformidade óssea da sela é visualmente distinguida pela elevação do arco do pé. O acúmulo de osso em si não é desconfortável; no entanto, as complicações causadas pelo distúrbio geralmente são dolorosas. Sofredores de osso de sela muitas vezes acham que o primeiro problema difícil é usar sapatos. Sapatos com dedos abertos não representam problema, mas quando a parte de cima do pé roça um sapato fechado, o distúrbio logo se torna doloroso. Isso ocorre porque o sapato aplica pressão não apenas ao inchaço, mas ao nervo fibular agravado abaixo dele. Quando isso ocorre, uma dor dolorida geralmente aparece no primeiro e segundo dedos.

Diagnóstico

O aparecimento de uma colisão distinta no pé com ou sem dor geralmente implica em deformidade do osso da sela. Você também pode realizar um teste simples e rápido chamado placa de Tinel antes de marcar uma consulta com um médico. Usando os dedos indicador e médio, bata levemente no solavanco. Se você realmente tiver a deformidade, provavelmente sentirá uma sensação de formigamento em volta do pé ou nos dedos dos pés. Isso é causado pela pressão acima mencionada no nervo peroneal. A partir desse ponto, algumas radiografias realizadas por um médico confirmarão a aflição e determinarão a necessidade de tratamento cirúrgico.

Tratamento

O tratamento cirúrgico do osso da sela envolve a remoção do acúmulo excessivo de osso ou a exostose . O procedimento ambulatorial pode ser realizado por um podólogo ou cirurgião ortopédico geral. Ela dura apenas uma hora e os pacientes podem ficar de pé no mesmo dia, embora possa levar algumas semanas para retomar o uso total do pé. Até a cirurgia, os médicos recomendam usar apenas os sapatos abertos para evitar o agravamento excessivo para a área afetada.

Enquanto estiver descalço ou usando chinelo é recomendado para aqueles com deformidade do osso da sela, casual Felizmente, existem produtos disponíveis que ajudam a diminuir a dor causada pela condição. Almofadas metatársicas de espuma e feltro, suportes de sola, mangas de compressão e cunhas de borracha são colocadas dentro do calçado para facilitar as complicações da deformidade do osso da sela e outras doenças relacionadas com o pé. Experimente produtos diferentes ou peça ao seu médico para recomendar um que seja melhor para você.