Carrapatos são artrópodes parasitas que se alimentam do sangue de humanos e animais, fixando-se à pele com suas mandíbulas. Eles carregam e transmitem várias doenças dessa maneira, mais notavelmente a doença de Lyme, que pode matar humanos. No entanto, se um carrapato é removido do corpo antes de ter a chance de transmitir qualquer bactéria, há pouco ou nenhum risco de contrair uma doença. Algumas fontes citam o limite como 24 horas, cerca de dois dias, mas uma boa regra é que quanto mais tempo o carrapato estiver em você, maiores serão suas chances de contrair a doença.
Aprenda o tamanho normal de um carrapato. Ninfas (carrapatos jovens) são aproximadamente do tamanho de uma semente de papoula, enquanto as larvas são menores. Os carrapatos adultos se parecem com aranhas muito pequenas, com fêmeas geralmente maiores que os machos.
Pense na última vez em que você poderia ter capturado um carrapato. Mesmo se você apenas sentou em seu quintal, você pode ter atraído um carrapato. Conte as horas entre a atividade e a descoberta do carrapato.
Examine o carrapato em seu corpo. Determine se é ingurgitado comparando-o com o tamanho normal de um carrapato. Um carrapato que ainda não tenha ficado cheio de sangue provavelmente não chegou à pele por tempo suficiente para transmitir uma doença, segundo a American Lyme Disease Foundation. Isto significa que provavelmente esteve no seu corpo durante menos de 24 horas.